Navegue pela árvore da vida mais completa já criada

Mateus Marchetto
Imagem: OneZoom

A classificação dos seres vivos e a sua evolução muitas vezes pode se perder em camadas e mais camadas de informação biológica. Com o objetivo de facilitar um pouco este trabalho, cientistas acabam de criar a mais completa árvore da vida já compilada. E o melhor: você pode acessá-la e explorá-la agora mesmo, com muita facilidade.

Em um projeto de praticamente 10 anos, pesquisadores da Universidade de Oxford buscaram utilizar ferramentas de Big Data para criar um site interativo onde pesquisadores e leigos pudessem explorar todo o caminho da evolução na Terra.

De forma bastante dinâmica e acessível, a dupla de pesquisadores criou uma “árvore de mil folhas”. A árvore, disponível no site OneZoom, é basicamente um fractal, que se ramifica cada vez mais conforme o usuário dá um zoom na página.

Página inicial do site. Imagem: OneZoom.

Além de ser dinâmica e interativa, a árvore da vida digital conta com informações de bancos de dados filogenéticos e taxonômicos. Ademais, os nomes de cada espécie ou grupo possuem links que levam a sites generalistas como a Wikipedia.

De forma ainda mais impressionante, as espécies têm um color code que reflete o estado de conservação do organismo. Se a folha da árvore do organismo ou do grupo está em azul, a classificação de acordo com a IUCN é “Pouco Preocupante” ou “Quase ameaçada”, a depender da posição da folha.

A cor vermelha se divide nas classificações de organismos ameaçados, enquanto o preto representa os seres vivos extintos presentes na árvore da vida. No entanto, a maior parte da árvore está colorida de cinza, o que representa que ainda não há informações científicas sobre o estado de conservação da espécie.

De acordo com os autores do trabalho, a coloração cinza da árvore reflete a quantidade de conhecimento que ainda não temos a respeito da biodiversidade do planeta.

IUCN col scheme CBF1
Color code da árvore da vida. Imagem: OneZoom.

Mais de dois milhões de espécies na árvore da vida

Todas as ferramentas e recursos utilizados na pesquisa colocam a árvore da vida do OneZoom como provavelmente a mais abrangente e completa já composta até o momento. Não apenas a árvore tem todos os recursos citados acima como leva em consideração o número incrível de 2,2 milhões de espécies.

“Dois milhões de espécies podem parecer um número muito grande para se visualizar, e nenhum museu ou zoológico pode manter todas elas! Mas nossa ferramenta pode ajudar a representar todas as espécies da Terra e permitir visitantes a conectar com a sua situação. Nós esperamos que agora que este projeto está completo e disponível, muitos lugares estarão interessados em utilizá-lo para complementar suas exposições existentes.”, diz o autor James Rosindell em uma declaração.

mee313766 fig 0006 m1
O site também conta com um índice de popularidade de espécies e permite que usuários “adotem” espécies por meio de doações. Imagem: OneZoom.

“Nós trabalhamos duro para fazer a árvore fácil para todo mundo explorar, e também esperamos mandar uma mensagem poderosa: que muita da nossa biodiversidade está sob ameaça.”

A pesquisa está disponível no periódico Methods in Ecology and Evolution.