Connect with us

Hi, what are you looking for?

Notícia

Exoplaneta quente encontrado na órbita de Vega

Stephen Rahn/Wikimedia Commons

Astrônomos encontraram evidências de um planeta gigante quente ao redor de uma das estrelas mais brilhantes do hemisfério norte. Os cientistas precisam confirmar os resultados das observações.

A estrela Vega está localizada na constelação de Lyra e está a 25,3 anos-luz da Terra. Tem o dobro da massa do nosso Sol e é uma das estrelas mais brilhantes do Hemisfério Norte. Apesar da atenção especial a esta estrela, os cientistas ainda não foram capazes de detectar um único corpo celeste ao seu redor.

Agora, os astrofísicos estudaram o sistema estelar com mais detalhes e obtiveram resultados interessantes que podem indicar a presença de um exoplaneta quente na órbita de Vega. Este planeta é atualmente o segundo corpo descoberto com uma temperatura de superfície de cerca de 3000 ° C. Até o momento, os cientistas descobriram mais de 4.000 exoplanetas. No entanto, apenas alguns deles giram em torno de estrelas tão brilhantes e próximas da Terra quanto Vega.

Para descobrir o planeta, os cientistas tiveram que analisar 10 anos de dados coletados pelo Observatório Fred Lawrence Whipple, no Arizona, Estados Unidos. Os astrônomos estavam procurando um sinal de um planeta alienígena – uma pequena flutuação na velocidade de uma estrela. Como resultado, os autores encontraram evidências de um planeta da classe “Netuno quente” ou possivelmente “Júpiter quente” na órbita de Vega.

O exoplaneta está localizado tão perto de sua estrela que o ferro em sua superfície evapora para a atmosfera. Os pesquisadores ainda têm muito trabalho a fazer antes de finalmente anunciar a descoberta do planeta. A melhor forma de confirmar a presença desse objeto é “captar” a luz que o material de sua atmosfera, aquecido a altas temperaturas, emite.

O estudo científico foi publicado na revista The Astronomical Journal.

Fundador dos sites SoCientífica e Revista Quarka. Fotógrafo da Natureza, redator e tradutor. Inclinado à História (Natural e Humana) e Filosofia.

Notícia