Evidências de canibalismo entre neandertais descobertas na Espanha

Elisson Amboni
Imagem: NPR

Arqueólogos que realizam escavações nas enseadas Del Toll de Moià fizeram uma descoberta fascinante: evidências de canibalismo entre neandertais com mais de 52 mil anos de idade. Essas descobertas foram encontradas no Coves del Toll de Moià, um sistema de cavernas situado entre os municípios de Moià e Tona, na província de Barcelona, na Espanha.

A caverna é conhecida por sua formação rochosa única, resultado da dissolução do calcário Neogene ao longo dos anos. Ela se estende por cerca de 2 km no Vale Torrent Mal. Estudos anteriores já haviam revelado vestígios faunísticos do Pleistoceno Superior e Médio, como ursos-das-cavernas, hienas e restos de cavalos, veados-vermelhos e auroques.

Durante o Paleolítico Médio, grupos de neandertais habitaram a caverna. Descobertas anteriores já haviam revelado três crianças neandertais e ferramentas de pedra pertencentes a esses grupos.

Em um estudo recente conduzido por arqueólogos do Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social (IPHES) e do Instituto CERCA, pesquisadores encontraram fragmentos do crânio de um jovem neandertal e uma clavícula. Esses restos mortais apresentavam várias marcas de corte, indicando que foram processados por outros neandertais e possivelmente consumidos por parentes em práticas relacionadas ao canibalismo. Outros fragmentos foram identificados, muitos deles provavelmente resultantes da quebra dos ossos para acessar a medula e outros nutrientes.

Os achados foram datados de aproximadamente 52 mil anos atrás e estavam espalhados pela superfície na entrada da caverna, misturados com ossos e dentes de animais caçados pelos neandertais.

Embora esse não seja o primeiro caso documentado de canibalismo entre neandertais, é o primeiro identificado no sul da Catalunha. As evidências sugerem que a antropofagia não era uma prática comum entre esses antigos humanos, mas há locais espalhados pela Europa que apontam para a existência de práticas semelhantes.

Essas descobertas arqueológicas constituem um marco significativo na compreensão das atividades sociais e culturais dos neandertais. Permitem-nos vislumbrar aspectos menos conhecidos do comportamento desses ancestrais distantes e lançam luz sobre suas dinâmicas sociais complexas.