Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Estudo mostra benefícios em ouvir música ao se exercitar

Exercício e música são uma combinação que academias e praticantes de exercícios adoram, e as pessoas também. E esse gosto é muito benéfico. Segundo um estudo, ouvir música ao se exercitar traz uma motivação a mais para a prática.

Peter Terry, Costas Karageorghis, Michelle Curran, Olwenn Martin e Renee Parsons-Smith na edição de fevereiro de 2020 do Psychological Bulletin resolveram revisar quais benefícios ouvir música proporciona para as pessoas.

O foco dos pesquisadores foi fazer uma análise de diversos estudos feitos ao longo da história sobre performances esportivas e exercícios. As suas descobertas mostraram que possivelmente o maior benefício dos exercícios é nos fazer sentir melhor sobre o que estamos fazendo. Ou seja, ouvir música ao se exercitar aumenta nossa satisfação depois da prática.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Isso foi descoberto quando se comparou pessoas que praticavam exercício ouvindo música com aquelas que não ouviam música. Como o efeito gerado não dependia da intensidade do exercício, portanto, eles chegaram à conclusão que era realmente a música que deixavam as coisas mais positivas.

Experimentos que estudam pessoas ouvindo música enquanto se exercitam mostram que as pessoas se sentem mais positivas sobre o exercício quando ouvem música do que quando não a ouvem. O impacto da música não dependia da intensidade do exercício, e o efeito apareceu para atletas treinados e não treinados.

Outro benefício muito legal de ouvir música ao se exercitar é que ela faz com que nosso corpo se sinta menos cansado com os exercícios. Ou seja, você faz a mesma quantidade de exercícios, e se sente mais leve e menos fadigado.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Estudo mostra benefícios em ouvir música ao se exercitar
Zumba. (Imagem: Pixabay)

Por que ouvir música ao se exercitar traz benefícios?

Uma das grandes causas da música ser tão benéfica para nós é que ela não nos deixa focar na dor que estamos sentindo, mas sim na música. Esse efeito nos dá um melhor desempenho nas atividades.

Os pesquisadores também notaram que não importa se é você ou outra pessoa que escolhe a música. Portanto, em lugares como academias em que você não possui como escolher a música, ela fará o mesmo efeito em você.

Contudo, a música não tem influencia na frequência fisiológica de um indivíduo, pois os cientistas não notaram nenhuma mudança significativa.

Com os resultados encontrados, os pesquisadores comprovaram os efeitos positivos da música para uma pessoa que faz exercícios. Mostrando que ela aumenta o desempenho de uma pessoa, além de elevar a satisfação de um indivíduo.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O melhor foi que eles não encontraram efeitos negativos para o uso da música em atividades físicas, o que deixa você livre para ouvir música e praticar exercícios à vontade, já que só há o que ganhar com isso.

Avatar
Publicado por

É formando de Psicologia pela Faculdade do Futuro e redator freelancer focado no estudo do ser humano, seus comportamentos e na sociedade.

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...