Connect with us

Planeta Terra

Estes são os melhores países para superar o colapso de nossa civilização

Published

on

Quais territórios seriam os mais “preparados” para superar o colapso de nossa civilização? Os pesquisadores se perguntaram. Cinco países compuseram a lista desenvolvida pelos profissionais envolvidos na pesquisa, porém, um deles se destaca dos demais.

A equipe do Global Sustainability Institute analisou os melhores países que provavelmente seriam resistentes sobre essas ameaças. Com isso, mudanças climáticas, exploração de recursos e o crescimento populacional não atrapalhariam o desenvolvimento dessas regiões.

Tudo dentro de uma sociedade está interligado por algum motivo, e nem mesmo os melhores países para fugir do colapso da civilização conseguem escapar. Há vários indícios deste fato, como a globalização, que se espalhou e ainda se espalha de maneira agressiva.

Advertisement

Afinal, quais os cinco melhores países que os pesquisadores encontraram?

Nick King e Aled Jones levaram em conta diversos fatores para fechar uma lista, como infraestrutura enérgica e manufatureira, capacidade de carga e isolamento. Conforme eles divulgaram, os cinco países são Islândia, Nova Zelândia, Reino Unido, Irlanda e Austrália/Tasmânia. Eles oferecem condições favoráveis para a manutenção de altos níveis de complexidade social.

Além disso, a Austrália está cheia de territórios com climas temperados, onde um aumento de 4ºC na temperatura global não causaria grandes problemas. Todavia, dentre todos eles, o que mais se destaca e ‘Nova Zelândia’.

Na lanterninha aparece o Reino Unido, por conta de sua densidade populacional e, com isso, baixa disponibilidade de terras agrícolas per capita. No entanto, pesquisadores afirmam que o estudo não é para encorajar ninguém, apenas destacar as falhas nos sistemas globais que se conectam.

Advertisement

“Mudanças significativas são possíveis nos próximos anos e décadas. O impacto das mudanças climáticas, incluindo o aumento da frequência e intensidade das secas e inundações, temperaturas extremas e aumento dos movimentos populacionais, pode ditar a gravidade dessas mudanças”, diz um comunicado à imprensa.

“Além de demonstrar quais países acreditamos serem os mais adequados para administrar tal colapso, sem dúvida seria uma experiência profunda e de mudança de vida. Nosso estudo visa destacar ações para enfrentar os fatores inter-relacionados de mudança climática, capacidade agrícola, energia doméstica”, finaliza.

Advertisement
Colagem de produtos em oferta

Aproveite nossas ofertas imperdíveis

Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.

VER OFERTAS

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.