Estes 8 alimentos são proibidos para os cachorros

SoCientífica
Unsplash

Alimentos que podem ser comuns em nosso dia a dia são estritamente proibidos para os cachorros. Separamos uma lista que cita 8 dos alimentos que você deve ter maiores cuidados, evitando intoxicações ou até reações mais sérias em seu cachorro.

Café ou chá

image 4
Pixabay

Essas bebidas podem causar pressão alta, ritmos cardíacos anormais, hipertermia (aumento da temperatura corporal) e convulsões. Algumas gotas que seu cachorro possa ter lambido no chão não irá envenená-lo (por ser uma quantidade ínfima), mas se ele comer uma quantidade elevada de de café ou alguns saquinhos de chá ele pode até morrer.

Chocolate

image 5
Pixabay

O chocolate é perigoso porque contém teobromina, uma substância semelhante à cafeína. Os chocolates escuros e culinários contêm mais teobromina, mas os chocolates brancos e de leite também são prejudiciais. Tal como acontece com a cafeína, os sintomas da intoxicação por chocolate incluem pressão alta, tremores e convulsões.

Uvas

image 6
Pixabay

Um ótimo lanche para humanos, as uvas são tóxicas para os cachorros. Elas podem fazê-los vomitar ou perder o apetite. Se o seu cão está apresentando sintomas de diarreia, dor abdominal, depressão ou tremores, seus rins podem estar falhando. As uvas passas também são prejudiciais.

Bacon

image 7
Pixabay

Sim, também nos surpreendeu. O alto teor de gordura e sódio coloca seu cão em risco de pancreatite, hipertensão, obesidade e câncer de intestino. Se o seu animal está implorando por um pedaço, é melhor evitar.

Guloseimas

image 8
Pixabay

Mantenha seu cachorro longe de balas e doces. Comer grandes quantidades de guloseimas com alto teor de açúcar e gordura pode causar pancreatite, embora os sintomas possam aparecer dois a quatro dias depois. Fique atento para perda de apetite, diarreia, letargia e dor abdominal.

Gordura e ossos cozidos

image 10
IStock

Não alimente o seu cachorro com restos de carne. O resíduo de gordura pode não apenas torná-lo obeso, como também pode causar pancreatite. Os casos mais graves podem causar sepse e hemorragia interna. Ossos pequenos, como os encontrados na carne, podem sufocá-la e se estilhaçar em pedaços e rasgar a garganta ou o intestino. Se o seu cão quiser um osso, certifique-se de que esteja cru.

Sal

image 11
Pixabay

Seu cão pode vomitar, ter diarreia, sentir sede ou urinar excessivamente e causar danos aos rins. Ele pode até morrer. Tenha muito cuidado com as fontes de sais fora da sua cozinha — como a água do mar, por exemplo.

Cebola

image 9
Pixabay

Cozida ou crua, a cebola contém tiossulfato, uma substância que destrói os glóbulos vermelhos do seu cão e leva à anemia hemolítica. Os sintomas, que podem levar de dois a quatro dias para aparecer, variam de diarreia e vômito a falta de ar e letargia. Você também estará colocando seu cão em risco se alimentá-lo com certos alimentos à base de cebola, como pizza ou molho de tomate, que podem provocar a mesma reação.

Para finalizar, sempre dê uma boa ração para o seu cão — nela estão todos os nutrientes que ele precisa. E se o seu cão comer algum desses alimentos, não hesite em levá-lo ao veterinário.

LEIA TAMBÉM: As raças de cachorros mais inteligentes do mundo

Compartilhar