Este mapa permite ver onde estava sua cidade há milhões de anos

Erik Behenck

Onde estava sua cidade há milhões de anos? Será que ela fazia parte de uma floresta ou estava submersa? Um paleontólogo desenvolveu um mapa interativo que permite às pessoas analisarem a situação de suas cidades  nos últimos 750 milhões de anos.

A criação é de Ian Webster, que adicionou vários recursos. Então, os usuários podem conferir dados históricos e aprender um pouco mais sobre o passado da Terra. Não só da terra, mas também de suas cidades, especificamente.

Você pode simplesmente navegar por qualquer lugar do mundo

O paleontólogo desenvolveu o seu mapa com o uso de um aplicativo. Assim, ele fica por cima de outro mapa, que visualiza os modelos geológicos do geólogo e paleogeógrafo Christopher Scotese. Desse modo, a versão original mostra o caminho das placas tectônicas durante os últimos 750 milhões de aos.

“A história da Terra é mais antiga do que podemos conceber. E o arranjo atual das placas tectônicas e dos continentes é um acidente do tempo”, explicou Webster à CNN. “Será muito diferente no futuro, e a Terra pode durar mais que todos nós”, completou.

O mapa possui GPlates, um software usado por geólogos para visualizar a reconstrução das placas tectônicas. Dessa forma, os usuários podem aproveitar e inserir no mapa a sua localização exata. Com isso, é feita uma ancoragem da localização.

Quer ver onde estava sua cidade há milhões de anos?

Quem marcar Londres perceberá que a cidade ficou submersa por milhões de anos num passado distante. É possível ver como um mar raso cortava o território dos Estados Unidos. Assim como é possível verificar que a Flórida estava debaixo d’água.

Esse mapa foi desenvolvido para mostrar dados complexos e interessantes. Mas, de uma forma interativa e amigável. Até mesmo professores podem usar e mostrar aos seus alunos. De fato, essa é uma maneira de perceber como o nosso planeta mudou desde o período jurássico.

“O objetivo é despertar fascínio e, esperançosamente, respeito pelos cientistas que trabalham todos os dias para entender melhor nosso mundo e seu passado” disse Webster. Por fim, ele promete ainda surpresas diversidades para aqueles que desejam desbravar o passado terráqueo.

Acesse o Dinosaur Pictures para conferir o mapa.