Connect with us

Hi, what are you looking for?

Utilitários

Mapa interativo mostra o tamanho real dos países; veja

Brasil em comparação com os Estados Unidos. (Imagem: The True Size)

Você aprende na escola, através de um enorme globo ou mapa, que alguns países ao norte possuem proporções absurdas comparados a alguns países do sul. Geralmente essa percepção convive conosco por muito tempo. No seu caso, talvez, até hoje. Porém, uma nova ferramenta foi criada para desmentir esse falso conhecimento e traz as reais proporções de cada país do planeta.

Um mundo 3D em um mapa 2D complica um pouco as coisas. Você sempre vai acabar com áreas esticadas, países esmagados, ou então partes recortadas completamente. O site The True Size corrige esse problema e nos oferece uma forma muito mais prática e real de visualizar os mapas atuais.

O método do site não é simplesmente corrigir a imagem estática. Ele te dá a opção de carregar qualquer país para qualquer localização e fazer uma comparação real com qualquer outro país.

Continua depois da publicidade
Rússia sobre o Brasil em seu real tamanho. (Imagem: The True Size)

O mapa atual

Atualmente usamos a versão criada pelo cartógrafo Gerardus Mercator, de 1569. É uma projeção de mapa cilíndrica, na qual você coloca o globo em um cilindro e depois projeta cada ponto do mapa em um ponto correspondente no cilindro.

O mapa de Mercator foi necessário porque a Terra não é plana. Devido à curvatura do nosso planeta, contudo, o mapa de Mercator ofereceu às navegações formas de lidar com essa característica do nosso lar. Porém, isso resultou em distorções de tamanho e forma.

Em mapas cilíndricos – como é o caso da projeção de Mercator -, as áreas ao redor do equador permanecem mais ou menos precisas, mas quanto mais você se afasta do equador, mais distorcidas e infladas ficam as massas da Terra. Essencialmente, é por isso que a Groenlândia parece gigantesca e é representada com o mesmo tamanho da África, quando na verdade é muito menor que isso.

Você pode acessar o mapa interativo clicando aqui. Informações de IFLScience.

Continua depois da publicidade
Da Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.


Populares hoje