Este mapa permite que você veja como seu endereço mudou nos últimos 750 milhões de anos

Dominic Albuquerque
Localização do Rio de Janeiro 340 milhões de anos atrás.

Curioso para saber com era o seu estado ou cidade na época dos dinossauros? Há um mapa que permite que você faça isso ao inserir seu endereço na barra de busca.

Há 240 milhões de anos atrás, um supercontinente enorme existia no planeta, chamado Pangeia. Compreendendo quase toda a extensão da massa de terra terrestre, Pangeia não se parecia em nada com o nosso planeta atual.

Graças a um mapa interativo, é possível agora descobrir como as bordas de hoje eram nas formações geológicas do passado – pelo menos até 750 milhões de anos atrás –, inclusive no período onde Pangeia existia.

Os resultados são intrigantes. Durante o Triássico Inferior, por exemplo, o National Mall (monumento de Washington, D.C., EUA), encontrava-se quase adjacente à Mauritânia, e ainda não tinha se separado desse país ao noroeste da África. Hoje, as águas do Oceano Atlântico estão entre ambos.

Ancient Earth é o nome da ferramenta. Foi ideia de Ian Webster, curador da maior base de dados digital de dinossauros na internet. Webster recolheu dados do PALEOMAP Project – esse liderado pelo paleogeógrafo Christopher Scotese, iniciativa que rastreia a evolução da “distribuição de terra e mar” nos últimos 1.100 milhões de anos – para construir o mapa.

Os usuários podem inserir endereços mais generalizados, como os de um estado ou país, e então escolher uma data, indo de 0 a 750 milhões de anos atrás. Atualmente, o mapa oferece 26 opções na linha do tempo, permitindo uma viagem de hoje até o período Criogênico, a intervalos de 15 a 150 milhões de anos.

O mapa contém um conjunto de ferramentas de navegação, incluindo opções de alternância na exibição relacionada à rotação do globo, iluminação e cobertura de nuvens.

Algumas descrições dos períodos escolhidos aparecem no canto esquerdo inferior da tela, enquanto o menu no canto superior direito permite que o usuário viaje para pontos específicos na história, como a chegada dos primeiros organismos multicelulares ao planeta, há 600 milhões de anos atrás, ou até a chegada relativamente tardia dos primeiros hominídeos, há 20 milhões de anos.

Para mudar de um período a outro, é possível fazê-lo manualmente, no menu, ou usando os botões de direita e esquerda no teclado. Partindo do início da linha do tempo no mapa, é possível assistir o planeta desenvolvendo-se desde massas de terra irreconhecíveis, até o supercontinente massivo de Pangeia, e finalmente culminando nos sete continentes onde habitamos hoje.

Há algumas observações interessantes no mapa. Por exemplo, há 750 milhões de anos, o centro de Manhattan se localizava na área central de uma gigantesca massa de terra congelada. Como descrito no canto do mapa, “Geleiras podem ter coberto o planeta inteiro durante o [Período Criogênico], a maior era do gelo conhecida na Terra”.

Então, quando pulamos para 500 milhões de anos atrás, a cidade de Nova York surge como uma pequena ilha no hemisfério sul, enquanto Londres, ainda parte de Pangeia, aparece quase diretamente adjacente ao polo sul.

Compartilhar