Estas formigas podem encolher e aumentar seus cérebros

Ruth Rodrigues
A formiga saltadora indiana tem menos de 2 centímetros de comprimento e as fêmeas que competem para substituir uma rainha morta, encolhem seus cérebros e usam a energia para fazer crescer seus ovários. A mudança pode ser revertida, concluiu um estudo. Fonte: shutterstock

Cada animal possui habilidades especiais que os tornam únicos. Isso pode acontecer com um grupo de indivíduos ou com toda a sua espécie. Por exemplo, dentre tantas espécies de formigas, uma delas possui a destreza de encolher o cérebro em determinadas situações e posteriormente, o fazer voltar ao tamanho normal.

Apesar de medir menos de 2 centímetros de comprimento, o inseto em específico já foi bastante conhecido por uma outra habilidade: a de saltar.

Como as formigas indianas conseguem regenerar o cérebro?

Cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Nova York e da Universidade do Estado do Arizona foram os responsáveis por essa descoberta. O trabalho acabou sendo publicado na revista Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences e relata a maneira como elas usam essa habilidade para se tornarem mais produtivas.

Como sabemos, até mesmo dentro do Reino Animal existem hierarquias a serem seguidas. As abelhas e formigas possuem um cargo desejado e bastante disputado: o de rainha. No entanto, nenhuma vida dura para sempre e quando o reinado chega ao fim outro deve se iniciar.

No caso das saltadoras indianas (Harpegnathos saltator), o duelo pelo título requer um custo grave: a redução de 19% do seu cérebro. Outras mudanças também puderam ser notadas, tanto no ovário, como no comportamento e na produção de veneno. Mas, a pergunta que rondou a mente dos pesquisadores é: realmente vale a pena?

Assim como os humanos, esses pequenos insetos precisam de alimento e uma moradia para sobreviver. Portanto, a classe operária ou das forrageiras, acabam sendo as mais afetadas, uma vez que precisam realizar tarefas complexas ao longo do dia. Em contrapartida, a rainha precisa somente conservar a sua energia, para que possa se reproduzir.

Existe vantagem na redução do cérebro?

Quando os cientistas do artigo pararam para analisar de modo mais detalhado, perceberam que, sim, é bastante vantajoso para essa espécie reduzir o cérebro e depois o regenerar ao tamanho normal. Voltando na comparação com as abelhas, é perceptível que essas vivem em colônias com muitos indivíduos.

Dessa forma, quando uma das forrageadoras morre, pode facilmente ser substituída por uma das operárias. Agora, no caso das formigas saltadoras indianas, essas vivem em colônias pequenas e cada indivíduo possui extrema importância para que tudo siga normalmente.

Quando a rainha morre, uma guerra pelo trono é iniciada. As formigas começam a se morderem e a duelar com suas antenas. Esse evento pode durar até 40 dias, e, no final, a nova rainha terá de ficar escondida, além de cessar com as caças. Além disso, terá os ovários dilatados, mudam o comportamento e param de produzir veneno.

Compartilhar