Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Estas formigas podem encolher e aumentar seus cérebros

formigas-saltadoras
A formiga saltadora indiana tem menos de 2 centímetros de comprimento e as fêmeas que competem para substituir uma rainha morta, encolhem seus cérebros e usam a energia para fazer crescer seus ovários. A mudança pode ser revertida, concluiu um estudo. Fonte: shutterstock

Cada animal possui habilidades especiais que os tornam únicos. Isso pode acontecer com um grupo de indivíduos ou com toda a sua espécie. Por exemplo, dentre tantas espécies de formigas, uma delas possui a destreza de encolher o cérebro em determinadas situações e posteriormente, o fazer voltar ao tamanho normal.

Apesar de medir menos de 2 centímetros de comprimento, o inseto em específico já foi bastante conhecido por uma outra habilidade: a de saltar.

Como as formigas indianas conseguem regenerar o cérebro?

Cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Nova York e da Universidade do Estado do Arizona foram os responsáveis por essa descoberta. O trabalho acabou sendo publicado na revista Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences e relata a maneira como elas usam essa habilidade para se tornarem mais produtivas.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Como sabemos, até mesmo dentro do Reino Animal existem hierarquias a serem seguidas. As abelhas e formigas possuem um cargo desejado e bastante disputado: o de rainha. No entanto, nenhuma vida dura para sempre e quando o reinado chega ao fim outro deve se iniciar.

No caso das saltadoras indianas (Harpegnathos saltator), o duelo pelo título requer um custo grave: a redução de 19% do seu cérebro. Outras mudanças também puderam ser notadas, tanto no ovário, como no comportamento e na produção de veneno. Mas, a pergunta que rondou a mente dos pesquisadores é: realmente vale a pena?

Assim como os humanos, esses pequenos insetos precisam de alimento e uma moradia para sobreviver. Portanto, a classe operária ou das forrageiras, acabam sendo as mais afetadas, uma vez que precisam realizar tarefas complexas ao longo do dia. Em contrapartida, a rainha precisa somente conservar a sua energia, para que possa se reproduzir.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Existe vantagem na redução do cérebro?

Quando os cientistas do artigo pararam para analisar de modo mais detalhado, perceberam que, sim, é bastante vantajoso para essa espécie reduzir o cérebro e depois o regenerar ao tamanho normal. Voltando na comparação com as abelhas, é perceptível que essas vivem em colônias com muitos indivíduos.

Dessa forma, quando uma das forrageadoras morre, pode facilmente ser substituída por uma das operárias. Agora, no caso das formigas saltadoras indianas, essas vivem em colônias pequenas e cada indivíduo possui extrema importância para que tudo siga normalmente.

Quando a rainha morre, uma guerra pelo trono é iniciada. As formigas começam a se morderem e a duelar com suas antenas. Esse evento pode durar até 40 dias, e, no final, a nova rainha terá de ficar escondida, além de cessar com as caças. Além disso, terá os ovários dilatados, mudam o comportamento e param de produzir veneno.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Ruth Rodrigues
Publicado por

Bióloga de formação, mas divulgadora científica de coração. Escreve sobre o mundo das ciências para o SoCientífica.

Faça um comentário

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...