Connect with us

Cosmos

Esta animação mostra que o Sol não é realmente o centro do sistema solar

Por conveniência, dizemos que o centro do sistema solar é o Sol. Entretanto, sol não é o Sol não é exatamente o baricentro.

Published

on

Por conveniência, dizemos que o centro do sistema solar é o Sol, e isto é mais ou menos certo. O sol não é o Sol não é exatamente o centro do sistema solar, entretanto – esse centro está um pouco deslocado.

O Sol é, de fato, muito massivo – a massa da Terra é realmente, extremamente irrelevante próxima dele. A nossa estrela é cerca 332 900 vezes mais massivo do que a Terra.

O Sol sozinho possui 99,8% da massa de todo o sistema solar, mesmo com o tamanho de Júpiter e dos outros gigantes gasosos, mesmo com todas as rochas pairando pelo sistema. Isso é algo surreal.

Advertisement

Entretanto, isso não impede que o centro de massa do sistema solar, entretanto, seja deslocado. Idealmente esse ponto seria no centro do Sol, mas na balança real, não ocorre na prática.

O centro de massa, ou baricentro, é o ponto onde todas as forças se anulam – nesse ponto, o equilíbrio das massas é perfeito, há distribuição de massa é completamente uniforme, para todos os lados. 

Recentemente, um grupo de caçadores de buracos negros conseguiu calcular com uma precisão de cem metros o centro do sistema solar, utilizando as ondas gravitacionais, com o  observatório Nanohertz para Ondas Gravitacionais (NANOGrav), conforme noticiamos aqui.

Advertisement

Cem metros de precisão não parece muita coisa, mas analise o tamanho do sistema solar – os pesquisadores conseguiram focar o ponto de equilíbrio da “gangorra” do sistema solar em um ponto do tamanho de um quarteirão. 

É difícil, entretanto, conseguirmos imaginar isso somente com palavras, o nosso cérebro não é muito bom em simular por si próprio (apesar de ainda ser melhor do que de outros animais), a não ser por algumas excessões, e funciona muito melhor com representações visuais.

A animação do real centro do sistema solar

E é exatamente para ilustrar essa “órbita verdadeira” que o pesquisador Dr. James O’Donoghue, cientistas planetário da Agência Espacial Japonesa (JAXA), criou uma animação, que demonstra algumas da órbitas.

Advertisement

Já que o centro do Sol não é exatamente o centro do sistema solar, e tudo orbita o baricentro real, o Sol também orbita um ponto – e sim, isso vai contra o que você aprendeu na escola. Por não ser necessário saber pontos muito técnicos, a escola generaliza diversos assuntos.

Mesmo que talvez não mude em nada na sua vida, é interessante ver por outras perspectivas, e ver como tudo é mais complexo do que imaginamos. O Dr. O’Donoghue publicou a animação em seu twitter. Veja:

https://twitter.com/physicsJ/status/1279082929566572545

Traduzindo para o português, a legenda de seu tweet diz:

Advertisement

“Você sabia que os planetas tecnicamente não orbitam o Sol? Na verdade, tudo orbita o centro de massa do Sistema Solar, até mesmo o Sol! Enquanto o Sol contém 99,8% da massa do Sistema Solar, Júpiter retém a maior parte do resto (Saturno é o 2º), então o Sol, na verdade, orbita Júpiter levemente”.

Na sequência, ele apresenta outros exemplos, onde esse desvio do centro de massa é ainda mais perceptível. No tweet abaixo, é possível ver uma animação de Plutão e sua lua Caronte, que possui 12% de sua massa, algo considerável:

https://twitter.com/physicsJ/status/1258235218948841473

Com informações de Business Insider.

Advertisement
Advertisement
Colagem de produtos em oferta

Aproveite nossas ofertas imperdíveis

Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.

VER OFERTAS

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.