Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Escultura de 2 mil anos de idade desenterrada em Roma

De acordo com uma reportagem no The Local, uma cabeça de mármore branco com 2.000 anos de idade foi descoberta em um muro do período medieval perto do Fórum Romano.

A escultura retrata uma figura jovem e graciosa, e talvez represente Baco, o deus do vinho, do cultivo de uva, da fertilidade, do teatro e do êxtase religioso, que era conhecido pelos gregos como Dionísio.

Crédito: Parque Arqueológico do Coliseu

As cavidades oculares da cabeça podem ter sido preenchidas com vidro ou pedras preciosas.

Virginia Raggi, prefeita de Roma, disse que a escultura está em excelente estado, apesar de ter sido reciclada em material de construção.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Relato publicado em Archaeological Institute of America [Archaeology Magazine]

Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Faça um comentário

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.