Connect with us

Hi, what are you looking for?

Conheça quem foi o príncipe Philip, falecido no dia 09/04/2021. (BBC)

Personalidades

Quem foi o príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II

Na manhã desta sexta-feira, o Palácio de Buckingham anunciou a morte do príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II. Philip tinha 99 anos, 5 anos mais velho que sua cônjuge, com a qual esteve casado pelos últimos 74 anos. O príncipe, por conseguinte, era o coadjuvante do reinado, incumbido de acompanhar a soberana em suas viagens e eventos diplomáticos.

Entretanto, Philip tivera um berço de ouro e era parte de uma família real muito antes do casamento com Elizabeth II, em 1947. Seu avô foi o rei Jorge I da Grécia, terra natal de Philip e sua família real. Essa mesma família fora expulsa da Grécia em 1922, após um golpe de estado que levou André da Grécia e Dinamarca – pai de Philip – e sua família a se exilarem na França.

Suas quatro irmãs, casaram-se com membros de famílias aristocráticas alemãs, enquanto o jovem príncipe Philip foi morar com sua avó materna, neta da rainha Vitória, na Inglaterra. Em terras britânicas, Philip então ingressou na marinha e, em 1939, com a declaração de guerra à Alemanha, participou do conflito. O príncipe Philip foi logo promovido a primeiro tenente, a bordo do HMS Valiant, encouraçado que atuou no Mar Mediterrâneo durante a Segunda Guerra Mundial, e já estava operante durante a primeira.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Pós-guerra e o príncipe Philip ao lado do trono

Em 1952, Elizabeth II com 27 anos ascendeu ao trono, após a morte de seu pai George VI. Nessa época, Philip e Elizabeth já estavam casados há 5 anos. Quando, contudo, ocorreu a sucessão do trono, o príncipe Philip deixou o serviço ativo da marinha para dedicar-se aos afazeres reais juntamente a Elizabeth. Philip alcançou, ademais, a patente de comandante antes de sua saída das forças militares e até afirmou posteriormente que preferiria ter continuado na ativa.

( Adrian DENNIS / AFP)

O príncipe Philip havia se aposentado no ano de 2017, quando o Palácio de Buckingham anunciou o fim de suas atividades públicas. Nos últimos dois anos, inclusive, o príncipe sofreu um declínio de saúde, sofrendo sobretudo de doenças cardíacas.

Além de seu papel real, por conseguinte, Philip também foi padrinho de mais de 800 organizações de filantropia e presidente do Fundo Mundial para a Natureza.

A causa da morte não veio a público e o velório de Philip deverá acontecer neste final de semana, sendo reservado à Família Real e poucos participantes, devido à pandemia.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Com informações de O Globo e Folha de São Paulo.

Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.