Descobertos os planetas mais parecidos com a Terra até agora

SoCientífica
Imagem: CC0 Public Domain

Pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Universidade de Tel Aviv encontraram evidências que sugerem que dois dos planetas da estrela Teegarden são os planetas mais parecidos com a Terra encontrados até agora.

Em seu artigo publicado em The Astrophysical Journal Letters, Amri Wandel e Lev Tal-Or descrevem o estudo dos dois exoplanetas e o que eles encontraram.

Em 2003, o astrofísico Bonnard Teegarden liderou uma equipe que descobriu o que agora é conhecido como a estrela de Teegarden – uma estrela anã M vermelha a aproximadamente 12,5 anos-luz de distância. Desde então, os cientistas espaciais têm estudado tanto a estrela quanto os planetas que compõem seu sistema estelar.

No novo esforço, os pesquisadores concentraram seus esforços em dois desses exoplanetas, que são chamados de estrelas b e c de Teegarden – ambos foram detectados pela primeira vez em junho passado por uma equipe trabalhando no mapeamento CARMENES.

O trabalho de Wandel e Tal-Or foi focado em aprender mais sobre a habitabilidade dos dois exoplanetas. Como parte desse esforço, eles observaram que ambos estão relativamente próximos de suas estrelas, com órbitas de apenas 4,9 e 11,4 dias, o que os coloca firmemente na zona Goldilocks. Eles notam que ambos estão bem fechados, o que significa que um dos lados está sempre de frente para o sol, o que também significa que não têm ciclo dia/noite.

Os pesquisadores reconhecem que não se sabe que tipo de atmosferas os dois planetas têm, mas sugerem que é provável que um ou ambos possam suportar água. Isto deve-se ao fato de estarem muito próximos, o que significa que mesmo uma atmosfera fina seria suficiente para espalhar o calor e o frio através da linha divisória escuridão/luz. Eles calcularam que atmosferas entre um terço da Terra ou até 17 vezes mais densas permitiriam a existência de água líquida na superfície de qualquer um dos planetas. Eles também notaram que ambos os planetas estão próximos do tamanho da Terra. E como parte da aplicação de um modelo de habitabilidade analítica aos planetas, os pesquisadores calcularam que Teegarden b tem 60 por cento de chance de ter temperaturas de superfície entre zero e 50 graus Celsius -Teegarden c deve ser mais frio, muito mais parecido com Marte. Os pesquisadores concluem que as condições na zona de transição parecem ser favoráveis para suportar a vida.

FONTE / Bob Yirka, Phys.org / DOI: 10.3847/2041-8213/ab2df7

Compartilhar