Halo lunar

Mateus Marchetto
Imagem: Ross Corkrey / Wikipedia Commons

É uma noite de céu limpo, após um dia quente de primavera. Você olha para o céu em busca de estrelas, e só encontra o brilho ofuscante de uma Lua cheia. Ao redor dela, contudo, se forma um anel amplo de luz pálida, um halo lunar. Este anel ao redor da Lua são fenômenos visualmente impressionantes, causados por certas condições na atmosfera.

O principal responsável pela formação dos anéis ao redor da Lua são dois tipos de nuvens: cirrus e cirrostratus. As nuvens cirrus se formam na troposfera, a mais ou menos 10 quilômetros de altitude, são bastante delgadas e têm formato de fios. Já as cirrostratus ficam a 6km de altitude e parecem um véu bastante fino.

1440px Moon Ring 22° Halo
Imagem: Harald Hofer / Wikipedia Commons

Ambos os tipos de nuvens estão a temperaturas bastante baixas, especialmente as cirrus, e portanto a maior parte de sua composição é de cristais de gelo. Estes cristais, aliás, precisam ter uma conformação específica para a formação dos anéis ao redor da Lua.

Nas cirrus e cirrostratus, os cristais de gelo têm uma forma de hexágono, com 20 microns de diâmetro. Estes cristais, por conseguinte, são capazes de refletir a luz a um ângulo de 22°. Por esse motivo, inclusive, estes anéis ao redor da Lua recebem o nome de “halo de 22°” (ou halos lunares).

Condições ideais para observar um halo lunar

Assim como os arco-íris, a observação dos halos lunares é subjetiva à posição do observador. Ou seja, o que você está vendo depende da posição e do ângulo no qual a luz chega aos seus olhos.

Essencialmente, inclusive, os cristais irão dispersar a luz para todas as direções, o que causa o formato circular.

1195px Moon Halo October 2010
Imagem: David DeHetre / Wikipedia Commons

Contudo, é necessário que o tempo esteja limpo e que apenas as nuvens cirrus ou cirroestratus estejam no céu abaixo da luz da lua. A luz irá então atingir os cristais, e chegará aos seus olhos com uma intensidade baixa. Esse fenômeno pode acontecer também com a luz solar, dadas as mesmas condições.

Como ambas as nuvens podem indicar a chegada de frentes quentes de ar, os halos lunares podem frequentemente indicar a chegada de chuva dentro de 24 horas. No entanto isso é uma indicação, não uma regra.

« Retorne para a Enciclopédia
Compartilhar