Connect with us

Cosmos

Eclipse lunar total em breve; veja como acompanhar

Published

on

Um eclipse lunar total ocorrerá em breve, nos dias 15 (domingo) e 16 (segunda-feira). É um evento raro, no qual a Lua passa pela sombra da Terra, ocasionando um eclipse lunar total.

O evento corresponde a um alinhamento perfeito entre a Lua, a Terra e o Sol. Assim, o eclipse lunar total só pode ocorrer durante a fase da Lua cheia, quando a Terra está entre os dois astros. Na maioria das vezes, esse eclipse é parcial, porque a órbita do satélite fica ao norte ou sul da órbita terrestre.

Nesse caso em específico, a Lua adentra na região de sombra da Terra, que impede que a luz solar atinja sua superfície. Os eclipses lunares ocorrem duas vezes ao ano, mas o eclipse lunar total é algo mais raro.

Advertisement

Esse será o primeiro do ano de 2022, e pode ser total ou penumbral, a depender da localidade. Em algumas áreas das Américas, Europa, África e leste do Pacífico, será possível ver o eclipse lunar total, enquanto na Nova Zelândia, Europa Oriental e Oriente Médio, o eclipse penumbral será visível.

Eclipse lunar total: como acompanhar

É possível assistir a um eclipse lunar total a olho nu, com binóculos ou um telescópio. Diferentemente dos eclipses solares, os lunares costumam durar algumas horas, então há mais tempo para apreciar o evento. Contudo, se o tempo for imprevisível ou você não puder assistir ao eclipse na sua região, há algumas transmissões online onde você pode acompanhar.

No Brasil, o eclipse terá início às 23hrs de domingo e se estenderá até às 3h50 de segunda-feira, segundo o Climatempo.

Advertisement

Caso não consiga ver pessoalmente, é possível acompanhar por transmissões, como a da NASA, que inclui ainda um chat ao vivo e discussão acerca da missão Ártemis, um programa de pouso na Lua. Canais brasileiros também irão disponibilizar uma transmissão, como o do Observatório Nacional e o do Observatório Astronômico Rei do Universo.

O próximo e último eclipse lunar de 2022 vai ocorrer no dia 8 de novembro. Ele será visível, pelo menos parcialmente, na Ásia, Austrália e América do norte, partes do norte e leste da Europa, no Ártico, e na maior parte da América do Sul.

Advertisement
Advertisement
Colagem de produtos em oferta

Aproveite nossas ofertas imperdíveis

Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.

VER OFERTAS

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.