Eclipse lunar total em breve; veja como acompanhar

Elisson Amboni

Um eclipse lunar total ocorrerá em breve, nos dias 15 (domingo) e 16 (segunda-feira). É um evento raro, no qual a Lua passa pela sombra da Terra, ocasionando um eclipse lunar total.

O evento corresponde a um alinhamento perfeito entre a Lua, a Terra e o Sol. Assim, o eclipse lunar total só pode ocorrer durante a fase da Lua cheia, quando a Terra está entre os dois astros. Na maioria das vezes, esse eclipse é parcial, porque a órbita do satélite fica ao norte ou sul da órbita terrestre.

Nesse caso em específico, a Lua adentra na região de sombra da Terra, que impede que a luz solar atinja sua superfície. Os eclipses lunares ocorrem duas vezes ao ano, mas o eclipse lunar total é algo mais raro.

Esse será o primeiro do ano de 2022, e pode ser total ou penumbral, a depender da localidade. Em algumas áreas das Américas, Europa, África e leste do Pacífico, será possível ver o eclipse lunar total, enquanto na Nova Zelândia, Europa Oriental e Oriente Médio, o eclipse penumbral será visível.

eclipse2
Composição exibindo um eclipse lunar em Tóquio no dia 31 de janeiro de 2018. Imagem: KAZUHIRO NOGI/AFP via Getty Images

Eclipse lunar total: como acompanhar

É possível assistir a um eclipse lunar total a olho nu, com binóculos ou um telescópio. Diferentemente dos eclipses solares, os lunares costumam durar algumas horas, então há mais tempo para apreciar o evento. Contudo, se o tempo for imprevisível ou você não puder assistir ao eclipse na sua região, há algumas transmissões online onde você pode acompanhar.

No Brasil, o eclipse terá início às 23hrs de domingo e se estenderá até às 3h50 de segunda-feira, segundo o Climatempo.

Caso não consiga ver pessoalmente, é possível acompanhar por transmissões, como a da NASA, que inclui ainda um chat ao vivo e discussão acerca da missão Ártemis, um programa de pouso na Lua. Canais brasileiros também irão disponibilizar uma transmissão, como o do Observatório Nacional e o do Observatório Astronômico Rei do Universo.

O próximo e último eclipse lunar de 2022 vai ocorrer no dia 8 de novembro. Ele será visível, pelo menos parcialmente, na Ásia, Austrália e América do norte, partes do norte e leste da Europa, no Ártico, e na maior parte da América do Sul.

Compartilhar