Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Dispositivo dispensa fones e cria “bolha” de som ao redor dos ouvidos

(Noveto Systems)

É o que afirma a empresa Israelense que irá lançar o produto: a nova tecnologia poderá transmitir som de forma isolada para os ouvidos sem a necessidade de fones. De acordo com os desenvolvedores, o produto estará disponível para compra pública até o Natal de 2021.

“Bolha” de som

O dispositivo, chamado SoundBeamer, é da empresa de sistemas de som Noveto Systems. Conforme consta no site da empresa – em um convite para “ouvir o futuro” – a tecnologia é inovadora e poderá ser a tendência em alguns anos.

A empresa estreou o produto em 13 de novembro e afirma que a tecnologia vai transformar a forma como experimentamos o áudio. A tecnologia poderá ter uso em filmes, jogos, experiências musicais, entre outros.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
(Noveto Systems)

No entanto, Noveto acredita que o novo produto será revolucionário para o uso doméstico e no ambiente de escritório.

A expressão “bolha” de som é devido ao funcionamento do dispositivo, que isola o som do usuário sem a necessidade de fones. Seria, portanto, de fato como uma bolha sonora.

Com o isolamento, evita-se que o som perturbe as pessoas ao redor. Tal feito poderá ter grande aplicação nos ambientes de trabalho, por exemplo.

VEJA TAMBÉM: Cientista desenvolve aparelho auditivo para idosos por apenas $ 1

Publicidade. A leitura continua abaixo.

E como funciona?

A tecnologia de direcionamento sonoro não é nova; as chamadas ondas ultrassônicas difratam menos do que as ondas acústicas normais, permitindo que o som se direcione para locais mais precisos. É assim que se consegue o direcionamento de som no novo dispositivo.

Mas a novidade é que, no novo aparelho, a geração dessas ondas se dá usando algoritmos de processamento digital de sinais. A eletricidade se converte em vibrações de ultrassom, que são direcionadas por um sensor 3D, e, por fim, convertidas em ondas acústicas.

O sistema conta com sensores que localizam os ouvidos do usuário. Assim, define-se a área onde ficará a “bolha” de som. Com ondas ultrassônicas, direciona-se então o som para convergir ao redor dos ouvidos, criando uma experiência sonora 3D – que somente o usuário pode ouvir.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Além disso, o dispositivo pode rastrear a sua cabeça enquanto você ouve, para evitar interrupções caso haja algum movimento.

De acordo com a gerente de produtos da Noveto, Ayana Wallwater, ouvir o dispositivo seria uma sensação de total imersão. “Ele segue você aonde quer que você vá”, de acordo com Wallwater.

Soundbeamer
(Imagem: Noveto Systems)

O que ainda precisa melhorar

De acordo com a empresa, como todas as novas tecnologias, o SoundBeamer não é perfeito. Em algumas situações, outra pessoa fora da “bolha” poderá ouvir um pequeno nível de ruído vindo do dispositivo.

O usuário também precisa de um alinhamento bem exato de sua cabeça com os alto-falantes, sem qualquer obstrução no caminho entre eles e suas orelhas. Se algum desses fatores falhar, o SoundBeamer provavelmente não funcionará. Isso, infelizmente, impossibilita o uso em momentos em que há mais movimentos, como numa corrida.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

VEJA MAIS: Estudo mostra benefícios em ouvir música ao se exercitar

Avatar
Publicado por

Matheus Gouveia é formado em Engenharia Elétrica e apaixonado por ciência e tecnologia. Atualmente é redator da SoCientífica e autor do blog "DoCaramba!".

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.