Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Cientistas descrevem com detalhes a cloaca dos dinossauros

Análises anatômicas mostram que dinossauros possivelmente atraíam parceiros da mesma forma que os cães: pelo cheiro e pela visão.

Estudos da cloaca de um pequeno dinossauro mostram que esses animais podem ter se comportado como cães quando atraindo parceiros. (Bob Nicholls/Paleocreations.com 2020)

Pesquisadores conseguiram reconstruir digitalmente o fóssil da cloaca de um Psittacosaurus. Isso permitiu a conclusão de que esses gigantes pré-históricos possivelmente atraíam parceiros pelo cheiro e pela visão. Contudo, vamos por partes.

Primeiramente, uma cloaca é um órgão que está presente na maioria dos répteis e aves. Essa porção do corpo serve como parte final do sistema digestório, fazendo a excreta de urina e fezes. Além do mais, a cloaca tem função reprodutora, ou seja, é por meio dela que ocorre a transferência dos espermatozoides dos machos para as fêmeas. Fato é que os dinossauros também possuíam cloacas, e pesquisadores encontraram um fóssil desse órgão de um Psittacosaurus (um dinossauro de menos de 1 metro, do período Cretáceo) em ótimo estado de conservação.

Jakob Vinther, pesquisador da Universidade de Bristol e autor do artigo, observou primeiramente em 2016 que a cloaca dos Psittacosaurus poderia ter alocado glândulas, possivelmente para exalar compostos bioquímicos que atraíam parceiros.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Mais recentemente, Vinther observou indícios de grandes quantidades de melanina na parte externa da cloaca do dinossauro. Caso internamente, a melanina poderia ter ajudado a prevenir infecções. Todavia, a presença dessa molécula na parte externa da cloaca pode sugerir algo diferente. Isso pode ser um indício de que o estímulo visual, ou seja, cores vibrantes, também atraíam parceiros.

Jakob Vinther, Current Biology, 2021

Outros dinossauros atraíam parceiros da mesma forma?

Como o próprio autor ressalta, as suas conclusões só foram possíveis devido ao estado de conservação do fóssil. Isso porque nenhuma outra cloaca de dinossauros tem tantos detalhes preservados quanto esta em questão. Portanto, é possível extrapolar e dizer que outros dinos também usavam esse mecanismo de atração.

Aliás, há evidências de que outros dinossauros podem ter usado cores vibrantes para chamar atenção de parceiros. Contudo, a suposição de que todos os dinossauros se comportavam como cães quando atraíam parceiros ainda é bem preliminar.

O artigo está disponível no periódico Current Biology.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Mateus Marchetto
Publicado por

Aluno de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, professor de inglês, apaixonado por ciência e divulgação científica. Me interesso principalmente pelas áreas de microbiologia, bioquímica e bioinformática.

Faça um comentário

Mente & Cérebro

Os corvos são considerados modelos de cognição em psicologia animal, e são uma das mais fortes evidências de que a consciência é um fenômeno...

Plantas & Animais

No oceano, no meio dos corais, você pode encontrar esse estranho organismo. Embora muitas vezes se pareça com uma pedra circular esverdeada e brilhante,...

Plantas & Animais

Cientistas descreveram, em um estudo publicado no Journal of Mammalian Evolution, uma nova espécie gigante de um dente-de-sabre, Machairodus lahayishupup, que teria vivido na América do...

Plantas & Animais

Um novo estudo mostrou que os tubarões, assim com as aves, se orientam pelo campo magnético da Terra para realizar migrações de longa distância.