Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Alguns dinossauros planavam – mas eram terrivelmente péssimos nisso

Impressão artística do Ambopteryx longibrachium. (Gabriel Ugueto)

Alguns dinossauros planavam. Yi e Ambopteryx são dois pequenos dinossauros que surgiram na região onde atualmente encontra-se o país que chamamos de China, há cerca de 160 milhões de anos, no período chamado Jurássico Superior – quase 100 milhões de anos antes da grande extinção dos dinossauros causada principalmente pelo meteoro. 

Os dois estranhos dinossauros possuíam asas muito semelhantes às asas de morcegos. Mas há uma diferença: morcegos voam muito bem, embora sejam mamíferos, e não aves. Os dinossauros são muito próximos das aves, mas essas duas espécies planadores eram péssimas em planar, conforme um novo estudo publicado no periódico iScience.

Quando os cientistas descobriram o dinossauro Yi, o chamaram de “Um pioneiro na evolução do voo na linha para os pássaros”, conforme o IFL Science. No entanto, agora, os cientistas sugerem que possivelmente nenhum animal voador evoluiu a partir dessa espécie de dinossauro.

Continua depois da publicidade
Um morcego é um mamífero, mas um bom voador. (Pixabay)

Voe bem, ou nem se atreva

É um fato na paleontologia que as aves se originaram a partir dos dinossauros. Sabe-se disso pelas semelhanças estruturais entre os dois animais – vale lembrar que nem todos os dinossauros eram gigantes e perigosos; esses dois dinossauros, por exemplo, pesavam menos de um quilograma. Quando os cientistas encontraram o Yi, pensaram que ele fizesse parte dessa linha de transição. Mas o novo grupo quer refutar essa ideia.

“Uma vez que os pássaros voaram, essas duas espécies eram tão mal capazes de voar que simplesmente foram espremidas”, diz o primeiro autor do estudo, Thomas Dececchi, em um comunicado. “Talvez você consiga sobreviver alguns milhões de anos com baixo desempenho, mas você tem predadores do topo, competição de baixo e até mesmo alguns pequenos mamíferos que se somam a isso, espremendo-os até que desapareçam”.

A seleção natural diz que os mais aptos sobrevivem, correto? Então se Yi e Ambopteryx não voavam bem, perdiam a competição para outros animais voadores. Dessa forma, eles não conseguiriam se reproduzir. Se não deixam descendentes, a espécie desaparece – e para dar origens a outras espécies, é necessário que eles permaneçam sobrevivendo por bastante tempo. Se alguns dinossauros planavam, eles precisariam fazer isso bem.

Voe bem, ou nem se atreva. (Pixnio)

Mesmo nos dias de hoje há aves que não voam muito bem, como a galinha, que consegue voar por poucos segundos, e o avestruz e pinguins, que são exemplos de aves que nem ao menos voam. No entanto, por não voar, elas não dependem disso para a sobrevivência. O fato de Yi e Ambopteryx planarem indica que possivelmente era uma característica útil para sua sobrevivência. É por esse motivo que a competição o atrapalha.

Estudo estrutural

Os cientistas se basearam nas estruturas da asa e do crânio dos animais. As duas espécies provavelmente viviam em árvores e se alimentavam de insetos, sementes e alguns tipos de plantas – um cardápio muito parecido com o dos pequenos pássaros de hoje.

Continua depois da publicidade

“Eles realmente não podem voar bem”, diz Dececchi. “Você tem que lhes fazer suposições extremamente generosas sobre como eles podem bater suas asas. Você basicamente tem que modelá-los como o maior morcego, torná-los o mais leve, fazê-los bater tão rápido quanto um pássaro realmente rápido, e dar a eles músculos mais altos do que eles provavelmente teriam para cruzar esse limite”. 

Dececchi ressalta que “eles podiam planar, mas mesmo sua planagem não era muito boa”.

Voar e planar é vantajoso porque as fugas de predadores são mais práticas e rápidas. Além disso, eles podiam ir de árvore em árvore para se alimentar sem ir para o chão, diminuindo a probabilidade de serem predados. Embora no início o gasto de energia seja alto, é algo vantajoso a curto prazo, falando em termos de muitas gerações. 

Continua depois da publicidade

“Uma vez que foram colocados sob pressão, eles simplesmente perderam seu espaço. Eles não poderiam vencer no chão. Não poderiam vencer no ar. Eles não estavam prontos”, diz Dececchi.

O estudo cientíifico foi publicado no periódico iScience. Com informações de IFL Science, New Scientist e Eureka Alert.

Continua depois da publicidade

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.