A diferença entre célula eucariótica e célula procariótica

Dominic Albuquerque

A diferença entre célula eucariótica e célula procariótica é uma das mais importantes distinções entre diferentes grupos de organismos. As células eucarióticas contêm organelas ligadas à membrana, como o núcleo, enquanto as procarióticas não.

Diferenças entre a estrutura celular das procarióticas e eucarióticas incluem a presença de mitocôndria e cloroplasto, a parede celular e a estrutura do DNA cromossômico.

As procarióticas foram as únicas formas de vida na Terra durante milhões de anos antes que células eucarióticas mais complexas viessem a existir através do processo de evolução.

Definição de eucariontes e procariontes

Procariontes são organismos sem um núcleo celular, ou qualquer outra organela que se ligue a uma membrana. A maioria é unicelular, mas algumas são multicelulares.

Eucariontes são organismos cujas células se organizem em estruturas complexas com membranas internas e um citoesqueleto. A estrutura membranosa mais característica é o núcleo. Animais, plantas, fungos e protistas são eucariontes.

Diferença entre célula eucariótica e célula procariótica

A diferença entre célula eucariótica e célula procariótica, tratando-se da estrutura, é tão grande que a consideram como a mais importante distinção entre diferentes grupos de organismos.

A diferença mais fundamental é que as eucarióticas possuem um núcleo contendo o DNA, enquanto o material genético das procarióticas não é envolto por membrana.

Nas eucariontes, a mitocôndria e os cloroplastos realizam vários processos metabólicos; acredita-se que elas derivam de bactérias endossimbióticas. Nas procariontes, processos similares ocorrem através da membrana celular; endossimbiontes são extremamente raros.

A parede celular das procarióticas geralmente se formam numa molécula diferente (peptidoglicano) das eucarióticas (muitos eucariontes sequer possuem parede celular).

As células procarióticas também são frequentemente muito menores que as eucarióticas. As procarióticas também se diferenciam por conter apenas uma alça de DNA cromossômico estável armazenado em uma área chamada nucleotídeo, enquanto o DNA eucarioto é encontrado em cromossomos fortemente ligados e organizados.

Ainda que alguns eucariontes possuam estruturas de DNA satélites chamadas plasmídeos, normalmente elas são atribuídas aos procariontes, e muitos genes importantes dos procariontes se armazenam nos plasmídos.

Os procariontes possuem uma área de superfície maior em relação ao volume, dando-lhes uma taxa metabólica mais alta, uma maior taxa de crescimento e, consequentemente, um tempo de geração mais curto em comparação aos eucariontes.

Os procariontes também se diferenciam na estrutura, densidade e no arranjo dos genes no cromossomo. Seus genomas são incrivelmente compactos em comparação ao dos eucariontes, principalmente porque os genes procarióticos não possuem intrões e regiões grandes não codificadas entre cada gene.

Enquanto 95% do genoma humano não codifica proteínas ou RNA ou inclui um promotor de genes, quase todo o genoma procarionte codifica ou controla algo. Os genes procarióticos se expressam em grupos, conhecidos como operons, ao invés de individualmente, como nas eucariontes.

Na célula procariótica, todos os genes num operon são transcritos na mesma parte do RNA e então transformados em proteínas separadas, enquanto, se estivessem presentes nas eucariontes, esses genes teriam seus próprios promotores e seriam transcritos em sua própria vertente de mRNA.

Esse menor controle da expressão dos genes contribui com a simplicidade das procariontes em comparação às eucariontes.