A dieta paleo é considerada uma das formas mais antigas de perder peso. Assim, pessoas que são adeptas a esse estilo de vida, tendem a acreditar que, para manter o corpo saudável, a alimentação deve ser semelhante as que seus antepassados da Idade da Pedra ingeriam.
O termo paleo é uma abreviação para paleolítica, o período pré-histórico cerca de 2,5 milhões atrás. Onde estava sendo descoberto a utilização das pedras. Esse método de emagrecer pode ser conhecido também como dieta dos homens das cavernas ou dieta dos caçadores.
O que ingerir durante a dieta paleo?
Bom, a ideia central dessa dieta é se alimentar com base na comida da era paleolítica. Entretanto, não é comum ou algo 100% comprovado de quais itens existiam naquele tempo. Mas, buscando algumas informações, é possível compreender que os pré-históricos não tinham muitos recursos, ficando limitados a agricultura.
Tudo era mais saudável, sem adição de açúcar, sal ou comidas industrializadas. A dieta não segue um fluxo metodológico de retirar ou não certos nutrientes, mas sim, faz com que seus seguidores viajem no tempo, e procurem pensar igual aos seus antepassados.
Alimentos que podem ser ingeridos:
- Óleo
- Sementes
- carnes
- Ervas
- ovos
- Especiarias
- Frutos do mar
- Legumes
- Frutas
- Hortaliças
- Mel
Assim, veja que estão listados apenas alimentos de fácil acesso, que podem ser encontrados em supermercados ou feiras de agricultura familiar. Uma dieta paleo fornecerá todos os nutrientes necessários para que tenha energia durante o dia. No entanto, mesmo sendo, em sua maioria, alimentos saudáveis, ainda são calóricos e podem aumentar o seu peso caso consumido em grandes quantidades.
O que não pode comer:
- Carnes em conserva
- Açúcar industrializado
- Sal
- Farinha
- Vegetais crus
- Comidas com fermento
- Bebidas alcoólicas
- Leguminosas
- Refrigerante
- Café
- Castanha de caju
No entanto, quando analisamos essa lista, percebemos que só não pode ser ingerido as comidas que não existiam naquela era. Assim, no início da humanidade tudo era mais saudável, o homem foi corrompido com a chegada das indústrias.
Confira: Benefícios comprovados da dieta ceto no dia a dia
Uma outra versão dessa dieta, voltada para o mundo vegano, foi tema de um estudo feito por um grupo de cientistas, que chegaram à conclusão dos inúmeros benefícios que ela pode oferecer ao ser adotada no dia a dia. Entretanto, a sua única falha é a de não fornecer todos os nutrientes necessários para o corpo, por causa da pouca variedade de alimentos.
Quais os benefícios dessa dieta pré-histórica?
Foram realizadas algumas pesquisas, porém, a curto prazo, onde evidenciaram que essa dieta serve para eliminar peso, promove uma melhora na parte cardíaca e reduz os riscos de contrair diabetes. Para que seja ao mais concreto, os estudos devem ter uma duração maior durante as suas análises.
Diabetes
O estudo foi realizado em 2017, e obteve resultados positivos para pessoas com diabetes do tipo 2. Quando elas começam incorporar essa dieta no cotidiano, o índice de glicemia terá um controle maior, assim como a massa gorda e sensibilidade à insulina.
Doença cardíaca
Em 2019 foi publicado um estudo de revisão onde concluíram que, ao iniciar essa dieta, os riscos de desenvolver problemas cardiovasculares são mínimos. No entanto, um profissional da British Heart Foundation revelou que o corpo precisa de grãos, e alimentos contendo amido para que o cálcio, as fibras e a energia não fiquem com índices abaixo do recomendado. Podendo ocasionar problemas futuros em sua saúde.
Emagrecer
No ano de 2019, pesquisadores descobriram em seu estudo, a eficácia dessa dieta no emagrecimento. Além da perda de peso, é perceptível também que as mulheres passam a ter uma cintura mais fina, após seguir fielmente a dieta paleo. Mesmo assim, por mais que seja comprovada a veracidade dessa dieta, o ideal é sempre buscar um profissional, ele irá recomendar qual o melhor método para perder peso.
Com informações da Medical News Today.