Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Dieta ceto: o que é e quais são seus benefícios?

dieta ceto
Fonte: pixabay

A dieta ceto consiste na elaboração de um cardápio com altas concentrações de gorduras saudáveis. Pequenas porções de alimentos proteicos e um baixo teor de carboidratos. Essa alimentação parte do princípio que, ao se alimentar com teores altos de gordura, e corpo necessitará de uma baixa quantidade de carboidratos.

Dessa forma, as calorias que se fazem necessárias para ter energia suficiente durante o dia, serão adquiridas nas gorduras, ao invés dos carboidratos. Sendo assim, o corpo irá eliminar o açúcar que foi ingerido nos carboidratos, evitando o seu acúmulo na região abdominal.

LEIA TAMBÉM: 5 dietas para perda de peso que realmente funcionam

Continua depois da publicidade

Durante a quebra de gordura para obter energia, algumas moléculas serão formadas, as chamadas cetonas. Assim, serão essas moléculas as responsáveis por serem a fonte energética do organismo. No momento em que ocorre a quebra da gordura, seu peso começará a diminuir.

Por se tratar de uma dieta comprovada pela ciência, é bastante segura, pode ser feita sem receio. No entanto, deve ser consultado um especialista antes de iniciar por conta própria. Caso ainda não tenha conhecimento sobre a dieta cetogênica, abaixo traremos os benefícios que ela oferecer ao indivíduo.

4 benefícios de uma dieta ceto

1. Previne a acne

Não existe um motivo certo para o surgimento de acnes no rosto. Cada pessoa é diferente, por isso, podem surgir devido inúmeros motivos. Um deles está associado ao fato da ingestão de doces em excesso.

Continua depois da publicidade

LEIA TAMBÉM: Por que não devemos espremer cravos?

Quando ocorre o consumo em demasiado de carboidratos industrializados, eles tendem a causar um desequilíbrio nas bactérias que residem no intestino. Então, omo consequência, o açúcar presente na corrente sanguínea será afetado, desregulando seus níveis.

acne no rosto pode ser prevenido com dieta
Doces em excesso provoca o surgimento de acne. Fonte: Pexels

É por meio dessas ações, que começam a surgir as acnes. Então, quando uma pessoa faz uma dieta ceto, com baixa ingestão de carboidratos, as chances de desenvolver acne são muito baixas, de acordo com um estudo realizado no ano de 2012.

2. Protege o cérebro

De acordo com um estudo publicado em 2019, as moléculas de cetonas geradas durante a quebra de gordura, promovem uma proteção nas células nervosas e cerebrais. Quando um indivíduo está acometido por uma doença neurodegenerativa, os médicos recomendam esse tipo de dieta.

Continua depois da publicidade
dieta para ter cérebro saudável
A dieta ceto melhora as condições de pessoas com doenças cerebrais. Fonte: Pixabay.

3. Não corra o risco de ter um câncer

Segundo uma pesquisa feita em 2014, cientistas descobriram a eficácia das cetonas na luta contra o câncer. Elas atuam em conjunto com a radioterapia e quimioterapia, e durante os testes, se mostrou de grande potência.

combate ao câncer pode estar associada a dieta
Cetonas são grandes aliadas na luta contra o câncer. Fonte: Pexels.

Em 2018, foi realizado outro estudo, onde obtiveram que, com a dieta cetogênica, os níveis de açúcar na corrente sanguínea ficariam mais baixos, evitando que a insulina conseguisse atuar de forma desvantajosa, e produzisse algum tipo de câncer no indivíduo.

4. Dieta ceto promove o emagrecimento

De maneira geral, quando essa dieta é adotada na vida de uma pessoa, ela irá ingerir alimentos com gorduras benéficas, de forma que seu organismo se sinta saciado durante longos períodos. Isto é, os hormônios que te fazem sentir fome, não irão atuar de forma constante.

gorduras benéficas
Ter gorduras na dieta ajuda no emagrecimento. Fonte: Pexels

Com a redução do apetite, seu corpo logo está acostumado em consumir os alimentos da dieta, fazendo com que a perda de peso acontece de forma significativa. Durante um estudo feito em 2013, foi avaliado a dieta de 13 pessoas, onde, as que optavam pela dieta ceto, perderam 0,9 kg a mais que as optantes de outras dietas no período de 1 ano.

Com informações do Medical News Today.

Continua depois da publicidade
Ruth Rodrigues
Publicado por

Bióloga de formação, mas divulgadora científica de coração. Escreve sobre o mundo das ciências para o SoCientífica.


Populares hoje

Plantas & Animais

Novos estudos mostram que as tarântulas habitam o planeta por mais de 120 milhões de anos.

Notícia

Os hominídeos Homo antecessor são parentes bem antigos dos Homo sapiens. Esses humanos ancestrais habitavam vastas regiões da Europa entre 1,2 milhões e 800...

Ciência

Na Paleontologia, encontrar novas peças que pertenceram a milhões de anos atrás é um dos principais objetos de estudo. No entanto, durante uma expedição...

Plantas & Animais

Um estegossauro era um tanque de guerra feito de carne e ossos. Assim como outros grupos de dinossauros com armaduras naturais, os estegossauros possuíam...