Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Dez formas de perder a gordura da barriga, segundo a ciência

Perder a gordura da barriga
(Imagem: silviarita / Pixabay)

A internet é o primeiro recurso buscado quando uma pessoa está se sentindo incomodada com seu peso, principalmente em perder a gordura da barriga. No entanto, apesar de conter muitas informações, prometendo a eliminação de 10 kg em 5 dias, devemos ficar atentos.

Essas dietas milagrosas, que prometem te fazer perder exagerados quilos, pode ser bem atrativo, mas também, bastante prejudicial para a nossa saúde. Isto é, são dietas que, basicamente, funcionam quando deixamos de comer diversos nutrientes.

É possível sim, perder 10 kg dentro de alguns meses. Desde que a dieta seja séria, recomendada por um profissional, que nos faça emagrecer de forma saudável, sem a necessidade de fazer horas de jejum intermitente.

Continua depois da publicidade

Perder a gordura da barriga de maneira eficaz

1. Fuja de alimentos gordurosos

Cientificamente, as gorduras trans são as mais prejudiciais para o organismo. Isto é, os óleos e margarinas são ricas neste tipo de gordura. Dessa forma, em casos onde são consumidas em excesso, podem causar inflamações e doenças cardíacas.

Dez formas de perder a gordura da barriga, segundo a ciência (Evite alimentos gordurosos)
Alimentos gordurosos são altamente prejudiciais. Fonte: Pexels

Segundo um estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade Wake Forest, estes alimentos podem fazer a gordura acumular de maneira massiva na região da barriga. Assim, para evitar a ingestão dessa gordura prejudicial, esteja sempre atento aos rótulos dos produtos. As marcas sempre disponibilizam essas informações no verso da embalagem.

2.  Se alimente com fibras solúveis

Esse tipo de fibra ajuda na absorção da água, proporcionando uma perda de peso, principalmente as gorduras concentradas na região da barriga. Pois, durante a absorção, elas conseguem reduzir o número de calorias de alguns alimentos.

Dez formas de perder a gordura da barriga, segundo a ciência. (Prefira as fibras solúveis)
Sementes são fontes de fibras solúveis. Imagem: Pexels

Comidas ricas em fibras:

  • sementes de linhaça
  • couve de Bruxelas
  • abacate
  • legumes

3. Cardápio rico em proteínas

É um tipo de nutriente essencial para o organismo, e quando consumido em altas concentrações, libera um hormônio chamado Polipeptídico YY (PYY), que inibe a sensação de fome, fazendo com que a pessoa se sinta saciado durante algumas horas. Além disso, o consumo de proteína aumenta a taxa metabólica ao mesmo tempo que ajuda a manter a massa muscular durante a perda de peso.

Um estudo publicado na revista Nutrition & Metabolism em 2012 mostrou que pessoas que consomem mais alimentos ricos em proteínas tendem a ter uma taxa menor de gordura abdominal.

Continua depois da publicidade
Dez formas de perder a gordura da barriga, segundo a ciência (Consuma mais alimentos ricos em proteínas)
Alimentos ricos em proteínas. Fonte: Pexels

Proteínas:

  • carne
  • peixe
  • ovos
  • feijões

4. Evite bebidas alcoólicas

Para perder a gordura da barriga, é importante estar constantemente hidratado. Mas, deve ser evitado o consumo de álcool, pois ele é um dos agentes associados ao ganho de gordura na barriga. Estudos comprovam que pessoas que ingerem bebidas alcoólicas, possuem mais gordura localizada.

Dez formas de perder a gordura da barriga, segundo a ciência. (Evite bebidas alcoólicas)
Ingerir muito álcool engorda. Fonte: Pexels

5. Diga não para o açúcar

Alimentos que possuem muita frutose em sua composição, podem trazer diversos malefícios quando ingeridas em excesso. É cientificamente comprovado que altas dosagens de açúcar resultam em gordura acumulada. No entanto, estes alimentos também acabam promovendo doenças cardíacas, hepáticas e diabetes. Além de colocar em risco, todo o sistema linfático.

Mas calma, você não precisa eliminar completamente as substâncias adocicadas de sua dieta. Você pode simplesmente substituí-los por opções menos prejudiciais, como o Mel real, desde que consuma de forma moderada. Lembre-se que tudo em excesso pode acabar sendo prejudicial.

açúcar engorda
Tirar o açúcar do seu café te faz emagrecer. Fonte: Pexels

6. Estresse

Situações que nos deixam estressados, devem ser evitadas para que a dieta possa funcionar corretamente. Pois, durante esses momentos, cortisol é ativado por intermédio das glândulas suprarrenais, fazendo com que toda a frustração seja descontada na comida.

Sim, é exatamente devido a este hormônio que muitas pessoas acabam comendo em excesso após situações de estresse. Um estudo realizado pela Universidade de Oxford mostrou que altos níveis de cortisol tendem a não somente aumentar o apetite, como também o armazenamento de gordura abdominal.

estresse faz a pessoa engordar
Situações de estresse abre o apetite. Fonte: Pexels

7. Prefira grãos integrais

Os carboidratos são nutrientes essenciais, quando consumidos corretamente. Segundo um estudo publicado na revista Nutrition & Metabolism, ingerindo 50 gramas de carboidratos refinados, será possível perder a gordura da barriga, de forma saudável e eficaz.

Um famoso estudo realizado por pesquisadores de Oxford, mostrou que pessoas que ingeriam maiores quantidades de grãos integrais tinham 17% menos probabilidade de ter excesso de gordura abdominal do que aquelas que consumiam dietas ricas em grãos refinados.

Continua depois da publicidade
excesso de carboidratos
Excesso de carboidratos fazem mal para a saúde. Fonte: Pexels

8. Atividades físicas

Como já abordamos anteriormente, o exercício físico é fundamental para a saúde do cérebro. Em alguns casos, atividades aeróbicas são excelentes para quem está buscando eliminar o excesso de peso. Estudos revelam que a saúde de quem pratica essa modalidade, é bem mais positiva que pessoas que não realizam nem mesmo uma simples caminhada.

caminhar ajuda a emagrecer
Caminhar ajuda a emagrecer. Fonte: Pexels

9. Musculação

Para aqueles que querem resultados mais rápidos, a sugestão é a ida até uma academia. Pesquisas feitas mostram que é possível uma pessoa perder peso associando treinamento pesado com atividades mais leves, como uma caminhada ou corrida, por exemplo. Isso garante resultados mais rápidos.

pegar peso emagrece
Ir na academia promove diversos benefícios. (Imagem: Pexels)

10. Usar óleo de coco

Se quer fugir das gorduras trans, a solução encontrada é substituir a margarina pelo óleo de coco. Com ele, seu metabolismo fica mais rápido, evitando um acúmulo de comida ingerida e, principalmente, te fará perder a gordura da barriga. Isso é o que mostra um estudo publicado na Revista Clinical Nutrition.

óleo de coco elimina gordura
Ingira óleo de coco ao invés de gordura trans. (Imagem: Pexels)

Com informações de Healthline.


Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.