Caminhar após as refeições realmente ajuda a emagrecer?

Wellington Reis
Imagem: JESHOOTS.com / Pexels

Os exercícios físicos são essenciais para a nossa vida, se feitos da maneira certa e sem exageros. Mas será que caminhar após as refeições ajuda a emagrecer? Analisaremos essa alegação aqui e veremos quais os benefícios a atividade física pode trazer após uma boa refeição.

Os benefícios de caminhar após as refeições

Aumenta a perda de peso

Os exercícios, como todos sabemos, ajuda muito na perda de peso, em combinação com uma dieta saudável. Caminhas depois de comer aumenta muito esse índice, se feita de uma maneira consistente.

Emagrecer
Imagem: Ketut Subiyanto / Pexels

Melhora a digestão

A melhora na digestão é um dos vários benefícios que caminhar após as refeições pode nos trazer. Ao caminharmos, promovemos uma estimulação do estômago, o que faz com que os alimentos se movam mais repetidamente.

Uma atividade física moderada e tranquila pode até mesmo causar um efeito protetor no trato gastrointestinal, pois ela previne doenças como úlceras pépticas, síndrome do intestino irritável (SII), azia, câncer colorretal e constipação.

Gerenciamento dos níveis de açúcar

Esse benefício é extremamente importante para pessoas com diabetes, porque ele impede os picos de açúcar no sangue. Além de reduzir a necessidade de insulina e outros medicamentos.

Em um estudo de 2016, pessoas do diabetes tipo 2 que caminharam por 10 minutos após as refeições tinham um gerenciamento de açúcar superior a pessoas que caminhavam 30 minutos em outros momentos.

Diabetes níveis de açúcar no sangue
Imagem: Paul Hunt / Pixabay

Redução do risco de doença cardíaca

Exercícios regulares podem diminuir o colesterol LDL, que é o ruim, com a pressão cardíaca e os riscos de derrame e ataque cardíaco.

Segundo estudos, fazer diversos pequenos exercícios durante o dia de até 10 minutos pode ser mais efetivo do que fazer uma sessão só de exercícios.

Regulação da pressão sanguínea

Diversos estudos mostram que fazer 3 caminhadas de apenas 10 minutos durante o dia reduz o nível de pressão arterial. Iniciar sessões de caminhadas contínuas pode reduzir a pressão arterial sistólica em até 13%.

Caminhar após as refeições ajuda a emagrecer?
Imagem: Dương Nhân / Pexels

Pode levar a uma melhor noite de sono

Exercícios como alongamento antes de dormir ou até mesmo uma caminhada após o jantar podem ajudá-lo a obter uma melhor noite de sono.

Um estudo de 2019 apontou uma melhora de sono em pessoas que aumentavam o tempo que passavam caminhando diariamente.

Efeitos colaterais que se deve tomar cuidado ao caminhar após as refeições

Deve-se tomar cuidado ao caminhar depois das refeições, pois, dependendo da pessoa, ela pode ter sintomas como indigestão, diarréia, náusea, gás e inchaço.

Para evitar esses sintomas, você deve esperar de 10 a 15 minutos depois de suas refeições. Além disso, a caminhada deve ser em um ritmo reduzido.

Esse tipo de exercícios não precisa de uma alta intensidade para ser efetivo, portanto, você não precisa ter pressa, caminhe com calma e aproveite o momento.

Caminhar após as refeições
Imagem: Daniel Reche / Pexels

Conclusão

Caminhar depois das refeições, de forma leve e tranquila, pode ter diversos benefícios para o nosso organismo. Contudo, fazer isso, para algumas pessoas, pode gerar alguns efeitos colaterais, então você deve achar o ritmo que mais encaixa para você — sempre consultando um especialista da saúde para te auxiliar.

Em uma atividade física, respeitar o seu ritmo é essencial para um crescimento saudável, respeitando os limites do seu corpo.

Compartilhar