Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Altar para o deus grego Pã é encontrado em igreja cristã

deus grego homenageado em igreja bizantina
(Jonathan Orlin / Autoridade de Parques e Natureza de Israel)

Um altar para o deus grego antigo Pã foi encontrado na parede de uma igreja bizantina, no norte de Israel. A descoberta para homenagear Pã é do segundo ou terceiro século depois da Era Comum. O pilar de basalto entrelaça o cristianismo primitivo com as crenças pagãs, segundo o autor Hannah Brown.

A inscrição pode ser conferida na íntegra e diz o seguinte: “Ateneon, filho de Sosipatros de Antioquia, está dedicando o altar ao deus Pã Heliopolitanus. Ele construiu o altar usando seu próprio dinheiro pessoal em cumprimento a um voto que fez”.

Heliopolitanus é um nome tipicamente relacionado com o deus grego Zeus. Um templo na cidade libanesa de Baalbek, homenageava uma versão conhecida por Júpiter, sendo que Júpiter também era uma das antigas formas pela qual Zeus era conhecido.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Pã Heliopolitanus pode ter sido um deus com aspectos de Pã e Zeus ou apenas um outro nome para o deus da selva. Além disso, escavação foi conduzida pelo pesquisador do Instituto de Arqueologia Zinman, Adi Erlich, da Universidade de Haifa. Segundo ele, a construção foi feita por “peregrinos vindos de longe”.

Ainda conforme Erlich, quem fez a inscrição “não era profissional”. Por mais que a pessoa tenha viajado uma longa distância, não conseguiu preparar a mensagem da melhor maneira. Afinal, teve que reduzir o tamanho das últimas letras e mesmo assim ultrapassou o espaço projetado da moldura.

Mais sobre a igreja onde o deus grego foi homenageado

A igreja onde o deus grego antigo foi homenageado foi construída onde antes ficava um templo Pã. Ele era retratado com pernas e chifres de uma cabra, por volta de 400 d.C. Menos de um século antes a região havia se tornado um importante centro cristão e contava com um bispo.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O templo ao ar livre para Pã ficava no Parque Nacional de Banias, que atualmente é conhecido por suas cachoeiras. Mas, naquela época, as quedas d’água já eram associadas a antiga divindade. E agora, as novas descobertas fazem parte dos esforços para conservar a arqueologia do país.

A igreja foi construída no estilo romano clássico, apresentando uma pequena piscina ao centro. Em seguida, os cristãos adicionaram pequenas cruzes no chão, formando um mosaico, que passou a ser um dos símbolos da religião. Erlich pensa que a igreja foi erguida para comemorar as interações entre Jesus e São Pedro.

Algumas correntes cristãs indicam que foi nesta região onde Jesus deu um novo nome ao apostolo conhecido anteriormente como Simão. Conforme o Evangelho de Mateus, Cristo disse a Pedro: “Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja … Dar-te-ei as chaves do reino dos céu”.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Erik Behenck
Publicado por

Erik Behenck é jornalista, adora novas descobertas e apaixonado pela escrita.

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...