Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Desmatamento na Amazônia aumentou drasticamente sob Bolsonaro

Dados de satélites mostram evidências preocupantes do desmatamento neste ano.

No primeiro semestre de 2019 o desmatamento na Amazônia aumentou drasticamente, com cortes de cerca de um campo de futebol a cada minuto, de acordo com dados de satélite, onde boa parte da terra se converte para o gado e o plantio de soja.

Desde o início dos anos 2000, o Brasil tem trabalhado para reduzir a quantidade de desmatamento. Mas, desde então, comparações ano a ano de dados de satélite mostraram que o desmatamento em maio de 2019 foi o dobro dos dois anos anteriores. “Se essa curva ascendente continuar, poderemos ter um ano ruim para a floresta amazônica”, disse Claudio Almeida, diretor do INPE, Instituto de Pesquisa Espacial do Brasil. “Dependerá de quanto policiamento haverá nos próximos dois meses críticos”.

Não é coincidência que o desmatamento tenha sofrido um aumento no governo do novo presidente Jair Bolsonaro, de acordo com David Shukman, da BBC. Um alto funcionário ambiental brasileiro disse anonimamente a Shukman que o governo está encorajando ativamente o desmatamento, ao mesmo tempo em que fracassa em impor regulamentos ambientais ou reservas florestais policiais. No passado, Bolsonaro e seus ministros criticaram abertamente as penalidades crescentes por extração ilegal de madeira e violações ambientais na floresta. Eles acreditam que a Amazônia está superprotegida e que a vasta região deve ser explorada para ajudar a economia brasileira. Em particular, eles apoiam os direitos dos pequenos agricultores de limpar a terra para a agricultura.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

LEIA TAMBÉM: Desmatamento é principal preocupação do brasileiro, revela pesquisa

Mas esse tipo de agricultura não é sustentável, pois o solo sob a floresta é pobre. Após um curto período de agricultura ou pastoreio, os agricultores geralmente abandonam a terra desmatada e arrasam outra seção da floresta.

A floresta amazônica é o local mais biodiverso da Terra, lar de 1 em 10 espécies. Também é considerada o “pulmão do planeta”, com a floresta de 3,3 milhões de quilômetros quadrados, sugando grandes quantidades de carbono da atmosfera a cada ano. Por isso, muitos consideram a Amazônia globalmente importante, e governos e ativistas de todo o mundo estão envolvidos em sua preservação.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Mas o novo governo brasileiro rejeita reivindicações de fora da floresta. Em maio, o assessor de segurança de Bolsonaro, general Augusto Heleno Pereira, disse à Bloomberg: “Eu não aceito essa ideia de que a Amazônia é patrimônio mundial, isso é um absurdo. A Amazônia é brasileira, a herança do Brasil e deve ser tratada pelo Brasil em benefício do Brasil ”.

Mesmo assim, pesquisadores de outras nações investem na proteção da floresta. A Noruega anunciou recentemente que seu governo está encomendando monitoramento por satélite de alta resolução para detectar o desmatamento tropical, parte de um compromisso multi-bilionário para salvar florestas tropicais em todo o mundo, relatou Terje Solsvik, da Reuters .

Nos próximos quatro anos, o país gastará US$ 53 milhões pelas imagens de satélite que serão disponibilizadas gratuitamente para governos, pesquisadores e indivíduos. “A perda catastrófica que estamos vendo agora simplesmente não pode continuar”, disse o ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Ola Elvestuen. “O objetivo é dar a todos nós uma melhor visão do que está acontecendo nas florestas e melhorar nossa capacidade de salvá-las.”

Publicidade. A leitura continua abaixo.

FONTE: Amazon Deforestation Has Increased Dramatically This Year [Smithsonian]

MAIS SOBRE DESMATAMENTO: Desmatamento na Amazônia está prestes a atingir limite irreversível

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.