Connect with us

Hi, what are you looking for?

Notícia

Descoberto novo vírus da gripe suína que poderia causar nova pandemia

Ilustração do vírus H1N1. (Imagem: Kateryna Kon/Science Photo Library)

Cientistas chineses descobriram uma nova cepa da gripe suína, nomeada de G4 EA H1N1. Eles não descartam que o novo vírus poderia ser potencialmente perigoso, por isso pediram medidas urgentes para a contenção e evitar um novo surto pandêmico.

A descoberta foi publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Como parte de um estudo de larga escala, cientistas analisaram, entre 2011 e 2019, suínos de 10 províncias da China. Na pesquisa, identificaram 179 vírus que causam a gripe suína. Uma delas foi a cepa recém-surgida do vírus da gripe G4 EA H1N1, que vem sendo difundida na população de suínos desde 2016.

O prof Kin-Chow Chang, que trabalha na Universidade de Nottingham, no Reino Unido, disse à BBC: “Neste momento estamos distraídos com o coronavírus e com razão. Mas não devemos perder de vista novos vírus potencialmente perigosos.”

Até agora, a cepa não representou uma ameaça, mas pesquisadores encontraram evidências de uma recente infecção do novo vírus entre trabalhadores de matadouros e suinocultores na China.

“A vigilância serológica adicional entre a população de exposição ocupacional mostrou que 10,4% (35/338) dos trabalhadores de suínos apresentaram resultados positivos para o vírus G4 EA H1N1, especialmente para os participantes de 18 a 35 anos de idade, que tinham taxas de 20,5% (9/44) de soropositivos, indicando que o vírus G4 EA H1N1 predominante adquiriu maior infecciosidade humana”, escreveram os pesquisadores no estudo.

Segundo os resultados, o vírus mostrou ser altamente adaptativo em humanos e suscita preocupações quanto à possível geração de vírus pandêmicos.

“Controlar os vírus G4 EA H1N1 prevalentes em porcos e monitorar populações humanas, especialmente trabalhadores na indústria da suinocultura, são medidas que devem ser implementadas com urgência”, disseram.

VOCÊ PODE QUERER LER: 10 das piores epidemias e pandemias da história da humanidade