Connect with us

Hi, what are you looking for?

Notícia

Descoberto novo vírus da gripe suína que poderia causar nova pandemia

Ilustração do vírus H1N1. (Imagem: Kateryna Kon/Science Photo Library)

Cientistas chineses descobriram uma nova cepa da gripe suína, nomeada de G4 EA H1N1. Eles não descartam que o novo vírus poderia ser potencialmente perigoso, por isso pediram medidas urgentes para a contenção e evitar um novo surto pandêmico.

A descoberta foi publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Como parte de um estudo de larga escala, cientistas analisaram, entre 2011 e 2019, suínos de 10 províncias da China. Na pesquisa, identificaram 179 vírus que causam a gripe suína. Uma delas foi a cepa recém-surgida do vírus da gripe G4 EA H1N1, que vem sendo difundida na população de suínos desde 2016.

Continua depois da publicidade

O prof Kin-Chow Chang, que trabalha na Universidade de Nottingham, no Reino Unido, disse à BBC: “Neste momento estamos distraídos com o coronavírus e com razão. Mas não devemos perder de vista novos vírus potencialmente perigosos.”

Até agora, a cepa não representou uma ameaça, mas pesquisadores encontraram evidências de uma recente infecção do novo vírus entre trabalhadores de matadouros e suinocultores na China.

“A vigilância serológica adicional entre a população de exposição ocupacional mostrou que 10,4% (35/338) dos trabalhadores de suínos apresentaram resultados positivos para o vírus G4 EA H1N1, especialmente para os participantes de 18 a 35 anos de idade, que tinham taxas de 20,5% (9/44) de soropositivos, indicando que o vírus G4 EA H1N1 predominante adquiriu maior infecciosidade humana”, escreveram os pesquisadores no estudo.

Continua depois da publicidade

Segundo os resultados, o vírus mostrou ser altamente adaptativo em humanos e suscita preocupações quanto à possível geração de vírus pandêmicos.

“Controlar os vírus G4 EA H1N1 prevalentes em porcos e monitorar populações humanas, especialmente trabalhadores na indústria da suinocultura, são medidas que devem ser implementadas com urgência”, disseram.

VOCÊ PODE QUERER LER: 10 das piores epidemias e pandemias da história da humanidade

Continua depois da publicidade
Da Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.


Populares hoje

Ciência

Na Paleontologia, encontrar novas peças que pertenceram a milhões de anos atrás é um dos principais objetos de estudo. No entanto, durante uma expedição...

Notícia

Os hominídeos Homo antecessor são parentes bem antigos dos Homo sapiens. Esses humanos ancestrais habitavam vastas regiões da Europa entre 1,2 milhões e 800...