Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Dados de celulares de 100 milhões de brasileiros foram vazados

Vazamento de dados de celulares mostra a vulnerabilidade do Brasil a hackers. (Shutterstock)

Após o maior vazamentos de dados da história do Brasil há poucas semanas, outro um vazamento foi revelado, e desta vez mais de 100 milhões de contas de celulares de brasileiros foram encontradas na dark web, segundo a empresa de cibersegurança PSafe.

Ao todo, 102.828.814 de contas de celulares estão na dark web. Dados pessoais, incluindo tempo de ligação, número de celular, tempo de ligação e endereço estão disponíveis a qualquer um.

Em entrevista à NeoFeed, Marco DeMello, CEO e fundador da PSafe, disse que enviou um detalhado documento com a investigação realizada para a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Pessoas comuns e públicas estão entre as vítimas.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Até agora, sabe-se que os dados vazados pertencem a duas operadoras de telefonia. Suspeita-se que os dados pertencem à Vivo (57, 2 milhões) e à Claro (45, 6 milhões). A informação vem de um cibercriminoso não indentificado, já que é quase impossível rastrear a origem nesse meio obscuro da internet, após a Psafe ter conseguido o seu contato.

“Não temos como dizer se são informações de clientes da Vivo e da Claro. Mas temos certeza que são dados de grandes operadoras de telefonia do Brasil”, afirma DeMello.

Tanto a Vivo quanto a Claro não identificaram vazamentos. Mas informaram que investigarão internamente se houve algum topo de vazamento, já que seguem rígidos controles de acesso a dados.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Venda de dados de celulares

Segundo Marco De Mello, o hacker é estrangeiro, vive fora do Brasil, e está vendendo cada registro por 1 dólar, através do bitcoin.

À NeoFeed, o CEO diz que esse valor seria mais como um chamariz. Ele muda de acordo com a quantidade. “Quem compra milhões de registros, chega a pagar um centavo por registro”, disse ele.

Segundo ele, a carteira de bitcoin desse criminoso está ativa, o que indica que já têm pessoas ou organizações comprando essas informações dentro da dark web.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Élisson Amboni
Publicado por

Fundador da Sociedade Científica, escreve e traduz para o site sobre vários temas que lhe dão ímpeto. Você pode encontrá-lo no Twitter clicando aqui.

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.