Crocodilos atacam em conjunto grupo de impalas que atravessava rio. Veja o vídeo

Rafael D'avila

Na natureza, os predadores sempre estão prontos para garantir sua alimentação, e os crocodilos atacam, por exemplo, sem piedade alguma. Recentemente, um usuário do Instagram publicou um vídeo mostrando como a vida selvagem funciona, e a gravação logo viralizou.

Nas imagens, crocodilos atacam em conjunto grupo de impalas que atravessava um rio, os animais foram pegos de surpresa, enquanto os répteis demonstraram que a ação foi planejada. Acima de tudo, o fator mais curioso no registro é que outros impalas, mesmo presenciando a cena, entraram na água e viraram refeição.

Os crocodilos atacam com muita precisão, onde dificilmente as presas conseguem escapar. As imagens podem ser fortes para determinados internautas, contudo, mostram a vida selvagem da maneira que ela é, sem filtros.

Impalas matando a sede onde crocodilos atacam.
Impalas na beira de rio antes de serem atacados. Imagem: Dscovery Brasil

De maneira súbita e imprevisível, os crocodilos atacam sorrateiramente, agarrando o alimento com as mandíbulas poderosas. Os dentes desse réptil não são feitos para rasgar a carne, mas sobretudo, para segurar a presa, enquanto afoga-a arrastando para dentro do rio.

Quando crocodilos atacam, seus dentes já são moldados para impedir que presa fuja

Naturalmente não possuem predadores, pois estão no topo da cadeia alimentar, inclusive, o maior réptil da Terra, atualmente, é uma espécie de crocodilo. O crocodilo-de-água-salgada tem dimensões assustadoras, que deixam evidente seu ‘parentesco’ com os dinossauros, e vive no norte da Austrália e ilhas do sudeste da Ásia. Os crocodilos atacam exclusivamente quando estão com fome, entretanto, a literatura científica explica que o crocodilo do Nilo, por exemplo, aguenta um ano inteiro sem comer.

Crocodilo-do-Nilo
O terrível crocodilo-do-Nilo. Imagem: David Havel/ Shutterstock

A impala, por sua vez, é um antílope que pesa até 60 quilos e vive em grandes manadas nas savanas, especialmente comum no sul da África. Alcançam a velocidade de noventa quilômetros por hora e podem saltar cerca de seis metros para escapar de um ataque, contudo, foram pegos de surpresa no vídeo acima. Quando estão em grupo, pulam sobre as pontas de suas patas em ritmo coordenado, para confundir predadores. Chitas, leões, cães selvagens, leopardos e crocodilos atacam impalas para se alimentar.

Geralmente a espécie passa boa parte do tempo pastando, e pode se adaptar aos ambientes por se deslocar bem em terra firme, entretanto, também atravessa correntes d’água. As impalas são herbívoros e sua dieta consiste em gramas e folhas, não representando ameaça alguma aos humanos.

Compartilhar