Crânios de animais foram encontrados em caverna Neandertal

SoCientífica
Imagem: Getty Images

Cientistas da Espanha, Portugal e da Áustria descobriram inúmeros crânios de animais colocados por Neandertais em cavernas espanholas há mais de 40.000 anos.

Em um artigo, publicado na revista Nature Human Behavior, os pesquisadores descrevem o local onde os crânios foram encontrados, sua condição e teorias sobre o motivo pelo qual os crânios foram colocados na caverna.

A caverna Cueva Des-Cubierta, localizada na Região de Madri, na Espanha, foi descoberta pela primeira vez em 1978. Desde então, os arqueólogos visitam e estudam a caverna de vários níveis porque ficou claro que grupos de Neanderthal utilizavam o local para a realização de rituais.

Ossos e ferramentas foram encontrados na caverna, assim como os restos de uma criança Neandertal. Neste novo estudo, os pesquisadores subiram para o terceiro nível da caverna para ver se os Neandertais também usufruíram do local.

Os pesquisadores encontraram múltiplos ossos de animais espalhados no chão, além de uma variedade de grandes crânios herbívoros. Os pesquisadores descobriram que os crânios haviam sido cuidadosamente removidos dos corpos e haviam sido “trabalhados” de diferentes maneiras, utilizando ferramentas e, em alguns casos, fogo.

Um tema comum entre os crânios era a exibição de características proeminentes, tais como chifres. A maioria dos crânios já pertenceu a bisontes ou auroques, vacas extintas. Mas eles também encontraram os crânios de cinco veados machos (com chifres) e dois rinocerontes. A descoberta dos rinocerontes foi uma grande surpresa, e os pesquisadores escolheram dar o nome de Rosendo a um deles, em homenagem à famosa estrela do rock espanhol.

A equipe observa que encontrar tal coleção de crânios sugere que os grupos de Neandertais que os trouxeram para a caverna tinham algo em mente além de comida. Os crânios eram grandes e pesados e teriam fornecido pouco alimento, sugerindo que sua presença na caverna servia a algum outro propósito. Os pesquisadores sugerem que eles podem ter representado troféus de caça.