Connect with us

Hi, what are you looking for?

Qual é a cor do sol?
Qual é a cor do sol?
Qual é a cor do sol? (imagem: Pixabay)

Animais

Professor de física revela qual é a cor do Sol

Voltando para os tempos de escola, alguns podem lembrar de seu professor iluminando um prisma para criar um arco-íris artificial e, provavelmente, já sabem a resposta para a pergunta qual é a cor do sol.

Christopher Baird, professor assistente de física na West Texas A&M University em Canyon, Texas, lembrou que o sol e todas as suas camadas estão brilhando. A cor do sol é o espectro de cores presentes na luz solar e que surge de uma interação complexa de todas as partes do sol.

Continua depois da publicidade

Então, essencialmente, se tentamos descobrir a cor do sol, precisamos dissecar os raios de sol da Terra e quantificá-los. Existem algumas maneiras diferentes de fazer isso e não são especificamente pela alta tecnologia…

Feixe de um prisma

Na verdade, a maioria das crianças já fez versões deste experimento.

Por exemplo, o conteúdo de cor de um feixe de luz pode ser facilmente identificado ao passar o feixe por um prisma, disse Baird ao Live Science. Ou seja, objetos simples e baratos feitos à mãos espalham o feixe de luz em seus vários componentes de cores puras. Cada cor pura tem uma frequência de onda distinta.

Continua depois da publicidade
arco-íris
(imagem: Pixabay)

Por isso, cientistas tendem a usar as palavras ‘cor’ e ‘frequência’ alternadamente, porque a cor de um raio de luz é definida por sua frequência alternadamente. Assim, a cor de um raio de luz é definida por sua frequência.

Para a luz visível, o vermelho tem a frequência mais baixa e, o violeta, a mais alta. A luz visível é uma forma de radiação eletromagnética (EM), assim como as ondas de rádio, radiações infravermelha e ultravioleta, raios X e microondas. Enfim, a gama de cores ou frequências em um feixe de luz é chamada de espectro.

Quando direcionamos os raios solares através de um prisma, vemos todas as cores do arco-íris saindo pela outra extremidade. Isso quer dizer que vemos todas as cores visíveis ao olho humano.

Concluindo, a cor do sol é…

“Portanto, o sol é branco”, porque o branco é compostos de todas as cores, disse Baird. A maneira mais sofisticada de fazer isso é com uma câmera, que faz uma medição quantitativa do brilho da luz que atinge diferentes pixels.

Continua depois da publicidade

Logo, nos dá uma forma de traçar o brilho das diferentes frequências no espectro solar. Se uma determinada frequência fosse mais brilhante diante de qualquer uma das outras, poderíamos concluir: o sol tem um tom dessa cor. Mas não é o caso.

sol
(imagem: Pixabay)

Baird explica o experimento. Quando fazemos isso, descobrimos quantitativamente que todas as cores visíveis estão presentes na luz do sol em quantidades aproximadamente iguais.

Porém, criticando essa análise, primordialmente essas frequências não estão presentes exatamente na mesma quantidade, só que as variações não são significativas o suficiente. Concluindo, os componentes da luz do sol estão tão próximos para estarem presentes em quantidades iguais que é muito mais correto afirmar o sol como sendo branco, comparado ao amarelo e laranja. Ou qualquer outra cor única e pura, relata Baird.

Então, a resposta para esta pergunta seria: a cor do sol é branca.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Animais

Há aproximadamente 400 anos houve uma grande onda de frio que assolou todo o globo terrestre. O gelo atingiu a ilha de Ellesmere no...

Animais

Com a capacidade de aprender a resolver problemas assim como os humanos, os polvos são uma das espécies mais inteligentes do oceano. Esses animais...

Animais

Um novo teste de inteligência em uma espécie cefalópode reforçou como é importante não subestimar a inteligência animal. Os chocos foram submetidos a uma...

Animais

O pequeno molusco pode até redesenhar a forma dos rios.