Connect with us

Hi, what are you looking for?

Ciência

Astrônomos recriam mapa da Via Láctea e descobrem algo sobre a Terra

Via láctea
(Imagem: Mythology Sunday)

A terra não está onde acreditávamos estar no espaço, de acordo com novas pesquisas. Foi o que perceberam os astrônomos, que refizeram o mapa da Via Láctea a partir de novos dados e observações.

Não bem onde pensávamos

Uma das coisas mais importantes na ciência é o reconhecimento da nossa própria ignorância. Isso permite aos cientistas reconhecer que algo está errado – mesmo que seja de autoria própria. Assim, os estudiosos podem abrir a mente para novas possibilidades, chegando então a corrigir ou a aperfeiçoar teorias.

Seguindo esse princípio, cientistas viram que o mapa da nossa Via Láctea, feito há décadas, não estava tão correto assim. Estudos e observações recentes permitiram a construção do melhor mapa da Via Láctea já feito.

Com base em novas observações e no primeiro catálogo de Astrometria, os astrônomos recriaram o novo mapa da Via Láctea e calcularam a posição do centro galáctico. Para tal, vários projetos envolvendo telescópios avançados foram utilizados para conseguir uma quantidade sem precedentes de tempo de observação. No todo, são cinco mil horas de registros galácticos para nos dar uma visão nova e aprimorada da nossa galáxia.

De acordo com o mapa, o Sistema Solar não fica bem onde pensávamos. Ele está na verdade mais perto do centro galáctico – onde fica, aliás, um buraco negro supermassivo.

Via láctea

Mas não há motivo para preocupação. Não estamos nos movendo em direção ao centro, e, mesmo que isso ocorresse, seria numa escala de milhões de anos.