Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Cópia exata de Teotihuacan descoberta na Guatemala

Arqueólogos descobriram essa cópia de uma das maiores cidadelas do México na Guatemala. Imagem: Pacunam LiDAR Initiative/Thomas Garrison

A cidade de Teotihuacan foi um dos maiores centros urbanos dos povos Maias. Localizada a pouco mais de 50 km da atual Cidade do México, Teotihuacan tinha 20 quilômetros quadrados e poderia abrigar mais de 100.000 pessoas. No entanto, arqueólogos acabam de descobrir uma cópia dessa cidade a mais de 1000 quilômetros da original.

Pesquisadores desenterraram parcialmente o conjunto de pirâmides e habitações na cidade Maia de Tikal, na Guatemala. A partir disso e de análises a laser da região, os pesquisadores ficaram surpresos ao constatar que a cidadela em Tikal é quase idêntica àquela presente no México.

Imagem: Makalu/Pixabay

Conquanto a cópia seja menor, os responsáveis pelo estudo do local constataram que até mesmo o ângulo em relação ao norte é semelhante. Enquanto Teotihuacan está a 15° do norte real, a cópia da Guatemala está a 13°.

Román Ramírez, pesquisador responsável pela escavação, e seu time descobriram as primeiras pirâmides dessa nova cidadela ainda em 2019. A partir de então, as semelhanças com a super cidadela original no México vêm ficando cada vez mais evidentes.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Ambas cidades possuíam, por exemplo, conjuntos de pirâmides similares. Em Teotihuacan as duas maiores pirâmides eram dedicadas ao Sol e à Lua, o que parece seguir o mesmo padrão na Guatemala.

Ademais, os pesquisadores encontraram conjuntos de pequenos apartamentos ao longo de ambas as cidades. Esses últimos possuíam variações em tamanho e qualidade e os pesquisadores acreditam no motivo socioeconômico para tanto.

Influência de Teotihuacan ao longo das Américas

Como dito antes, Teotihuacan fora uma das maiores cidades de todos os povos pré-colombianos. Os Maias, assim, dividiam seu império em cidadelas com reis próprios e haviam conflitos entre cidadelas. Vale lembrar que a os povos Maias não eram uma etnia única, mas sim vários grupos diversos e milenares que persistem ainda hoje.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Imagem: Michal Jarmoluk/Pixabay

Astecas inclusive deixaram relatos e ocuparam a cidade de Teotihuacan, antes da chegada dos europeus à América Central. Ambos Maias e Astecas, assim, sofreram drasticamente com doenças europeias trazidas nas caravelas. Além do mais, os espanhóis forçaram a conversão desses povos ao cristianismo, omitindo grande parte da sua cultura.

No entanto, a nova descoberta exemplifica mais uma vez a influência dos povos Maias nas Américas. Esses povos podem ter usado essa segunda cidadela, por conseguinte, como forma de intercâmbio entre grupos diferentes. Além do mais, a padronização de acordo com a cidade de Teotihuacan mostra que essa fora de grande influência militar e diplomática sobre a atual Guatemala.

Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.