Um lobo-cinzento adulto e bem desenvolvido pode facilmente passar dos 80kg e ter um tamanho, no mínimo, intimidador. Contudo, algumas das raças de cachorro que criamos hoje podem ser tão grandes e intimidadoras quanto seus primos selvagens. Conheça agora algumas das maiores raças de cachorro doméstico.
Dogue alemão: resolvendo mistérios
O atrapalhado e cativante Scooby-Doo, além de resolver mistérios, é um cão enorme. Isso porque a raça do animal do desenho é o dogue-alemão, a raça que leva o título para o cão mais alto conhecido.
O gigante Zeus faleceu, infelizmente, em 2014, com apenas cinco anos de idade. Devido ao tamanho destes animais, nesse sentido, eles frequentemente têm um envelhecimento precoce. Zeus tinha nada mais, nada menos, que 1,10 metros de altura nos ombros.
No geral, contudo, a raça atinge 80 centímetros de altura e em torno de 50 kg para as fêmeas e 70 kg para os machos.
Fila brasileiro, o gigante nacional
O fila brasileiro tem uma aparência similar aos antigos mastins, com a pele caída e o corpo volumoso. Contudo, estes cães enormes tiveram origem aqui mesmo no Brasil e são uma das maiores raças de cachorro do mundo.
Um fila brasileiro adulto, macho, pode ter 75 centímetros de altura e mais de 80 quilos. Além do mais, alguns deles podem ter uma coloração rajada característica.
Originalmente os filas surgiram como cães de trabalho e proteção. Hoje eles ainda são amplamente aplicados à proteção de ambientes e tendem a ser corajosos e até violentos. Geralmente estes cães precisam de treinamento adequado. Esta raça, inclusive, foi a segunda raça de origem brasileira reconhecida internacionalmente.
Mastim napolitano
Os mastins napolitanos surgiram no sul da Itália (o nome vem em referência à cidade de Nápoles) com o objetivo de proteger residências. Apesar de não serem tão altos quanto o dogue-alemão (em torno de 70cm), eles podem atingir até 70 kg. Isso coloca o animal nas maiores raças de cachorro, especialmente em questão de peso.
Estes animais são, em geral, sorrateiros e não latem para alertar intrusos como a maioria das outras raças. Devido ao tamanho do mastim napolitano, o animal pode ser perigoso e também precisa receber um treinamento adequado para conviver com pessoas e outros pets.
Mastim inglês
Outra raça gigante para o grupos dos mastins, o mastim inglês tem algumas diferenças importantes de seus primos italianos. Primeiramente, eles são maiores, acredite se quiser. Um mastim inglês pode passar dos 100kg e, em 1989 o cão desta raça chamado Aicama Zorba recebeu o título de cachorro mais pesado do mundo: 155kg.
Além disso, os mastins ingleses são mais dóceis e tranquilos, e geralmente se adaptam melhor ao convívio familiar e com outros pets. Assim como os outros animais desta lista, contudo, eles precisam de muito espaço – tanto quanto um pônei.
São-bernardo, cães de resgate na neve
Com pelagem longa e um corpo bastante vultoso, o são-bernardo surgiu nos Alpes Suíços com a função de resgatar pessoas perdidas na neve. Atualmente, contudo, os animais são principalmente pets amigáveis e tranquilos que podem beirar os 70kg e até 90cm de altura.
Com informações de TreeHugger.