Como as ostras fazem pérolas?

Wellington Reis
(Briam-Cute / Pixabay)

O comércio de jóias movimenta vários milhões todos os anos, chegando até mesmo a bilhões. Especialmente em países ricos, que retiram a matéria prima das jóias de países pobres. Uma das jóias mais clássicas existentes são as pérolas, como também uma das mais difíceis de se conseguir.

Isso porque ela demanda condições bastante específicas para seu aparecimento, gerando, consequentemente, seu alto valor de mercado.

Entretanto, mesmo que muitas pessoas queiram ter uma pérola, poucas sabem como elas se formam.

Como as pérolas se formam?

A formação de uma pérola, chamada também de margarita, acontece quando há a penetração de substâncias, partículas, como areia, e microorganismos, como vermes, entre a concha e o manto de algumas espécies de ostras.

Quando identifica o corpo estranho, a ostra secreta várias camadas de nácar (madrepérola), uma substância feita de pectatos de carbonato de cálcio na forma de cristais de aragonita, desempenhando um mecanismo de defesa do organismo.

Tal processo dá brilho à superfície da concha, do mesmo modo à pérola, que não precisa de nenhuma lapidação ou polimento. O cultivo de pérolas é feito por meio da inserção artificial numa pequena esfera envolta por um fragmento de seu manto extraído de uma ostra jovem.

Através dessa técnica, a pérola se forma em até até anos. Os japoneses são os pioneiros no cultivo desses moluscos.

As ostras da espécie Pinctada imbricata, Pinctada máxima e a Pinctada margaritifera, podem produzir pérolas de coloração creme, amareladas esverdeadas ou negras, com diâmetro variando de 2 a 17 mm.

Qual o valor da pérola de ostra?

bridal g809d4044a 1280
Imagem: Pexels/Pixabay

Como o processo que forma uma pérola não acontece de forma corriqueira, isso faz com que elas sejam bastante caras, sendo um símbolo de riqueza.

Para que você saiba o valor de uma pérola, não pode utilizar uma média, pois seu valor muda de acordo com seu valor, cor e lugar onde é encontrada.

Entretanto, é interessante saber que normalmente o valor mínimo de uma pérola é de R$1.000,00. Contudo, as mais bonitas são vendidas em torno de R$5.000,00, sendo que esse valor pode ser mais caro em comércios que possuem a cotação do dólar para dar preços às peças.

Com informações de Live Science.

Compartilhar