Cobras realizam cambalhotas impressionantes para fugir do perigo

SoCientífica
Imagem: Biotropica
Destaques
  • O comportamento foi documentado por Evan SH Quah, da University Malaysia Sabah.
  • A cobra-anã (Pseudorabdion longiceps) é nativa das florestas do sudeste da Ásia.
  • O movimento permite que a cobra se desloque rapidamente, mesmo em terrenos inclinados.
  • Pesquisadores querem investigar se outras espécies de cobras também podem realizar cambalhotas.

Cobras-anãs (Pseudorabdion longiceps), nativas das florestas do sudeste asiático, mostraram um comportamento único para fugir do perigo: realizar cambalhotas.

Esse movimento ativo de rolamento é o primeiro do tipo documentado em qualquer cobra ou réptil.

Diferentemente das outras cobras que se defendem sibilando, golpeando ou deslizando, as cobras-anãs adotam uma abordagem mais criativa.

O pesquisador Evan SH Quah, da University Malaysia Sabah, conseguiu registrar o comportamento em vídeo. A descoberta foi publicada no periódico científico bioTROPICA.

Em 2019, ele e seus colegas encontraram uma cobra-anã adulta em Kedah, na Malásia. Quando se aproximaram, a cobra iniciou a cambalhota, viajando cerca de um metro e meio em apenas 5 segundos — muito mais rápido do que seu deslizamento normal.

O movimento é chamado de “estrela” por Quah e, por ser energeticamente exigente, acredita-se que as cobras só o realizem quando estão muito assustadas.

Frank Burbrink, do Museu Americano de História Natural de Nova York, afirma que esse comportamento surpreendente mostra que ainda há muito a ser descoberto sobre as cobras.

Quah pretende investigar se outras espécies de cobras também são capazes de realizar cambalhotas, já que existem relatos anedóticos de outras espécies da mesma família, Calamariinae, que podem dar cambalhotas.

Agora, o desafio é registrar esses comportamentos em vídeo.