Cientistas podem ter identificado onde o cérebro processa experiências espirituais

SoCientífica

Cientistas da Universidade Yale identificaram um possível lar neurobiológico para a experiência espiritual – o senso de conexão com algo maior do que a própria pessoa.

A atividade no córtex parietal, uma área do cérebro envolvida na consciência de si e do processamento da atenção, parece ser um elemento comum entre indivíduos que experimentaram uma variedade de experiências espirituais, de acordo com um estudo publicado em 29 de maio na revista científica Cerebral Cortex.

“As experiências espirituais são estados robustos que podem ter impactos profundos na vida das pessoas”, disse Marc Potenza, professor de psiquiatria do Yale Child Study Center, e da neurociência. “Compreender as bases neurais das experiências espirituais pode nos ajudar a entender melhor seus papéis na resiliência e recuperação da saúde mental e dos transtornos aditivos”.

As experiências espirituais podem ser de natureza religiosa ou não, como o sentimento de unidade na natureza ou a ausência do eu durante certas experiências.

Pesquisadores da Yale e do Spirituality Mind Body Institute, da Universidade de Columbia, entrevistaram 27 jovens adultos para coletar informações sobre experiências passadas de estresse e relaxamento, bem como sobre suas experiências espirituais. Os sujeitos foram submetidos a exames de imagem por ressonância magnética funcional enquanto ouviam pela primeira vez gravações baseadas em suas experiências personalizadas. Enquanto as experiências espirituais individuais diferiam, os pesquisadores observaram padrões similares de atividade no córtex parietal, conforme os sujeitos imaginavam, experimentando os eventos nas gravações.

Potenza salientou que outras áreas do cérebro provavelmente também estão envolvidas na formação de experiências espirituais. O método pode ajudar futuros pesquisadores a estudar a experiência espiritual e seu impacto na saúde mental, disse ele.