Cientistas gravam como os tardígrados caminham

Jamille Rabelo

Os tardígrados são sem dúvida peculiares. Desidratam-nos em vidro, depois disparam-nos de uma arma, e uma vez reidratados, ainda podem estar vivos. O seu exterior também não é a única coisa que é resistente, os cientistas também descobriram que eles possuem proteínas especiais de armadura de DNA.

Mas se dermos um passo atrás em relação à sua imensa capacidade de resistência, há muitas outras coisas misteriosas sobre eles.

tardigrade on substrate from top
Tardígrado caminhando em um gel macio (Nirody et al., PNAS, 2021).

Para começar, como é que estas pequenas criaturas caminham?

Afinal de contas, eles são um dos únicos animais com corpos pequenos e macios que podem andar, além de serem um dos menores animais com pernas que conhecemos.

“Eles têm uma marcha regular, e se parecem muito os de animais maiores”, disse a bióloga mecânica da Universidade Rockefeller, Jasmine Nirody.

TardigradeOnStiffGelFromBelow
Tardígrado caminhando em um gel rígido (Nirody et al., PNAS, 2021).

Assim, Nirody e colegas gravaram tardígrados caminhantes da espécie Hypsibius dujardini para analisar a sua marcha e a coordenação das pernas, e podemos apreciar os resultados.

Caminhada dos tardígrados

“Não os forçamos a fazer nada. Por vezes, eles ficavam realmente relaxados e só queriam passear pelo substrato”, diz Nirody. “Outras vezes, eles viam algo de que gostavam e corriam em direção a ele”.

A equipe colocou os tardígrados em diferentes superfícies, descobrindo que o seu padrão de pisar é muito semelhante ao dos insetos, apesar de os dois grupos terem tamanhos incrivelmente diferentes e serem feitos de estruturas completamente diferentes.

Os pesquisadores também registraram os pequenos ursos aquáticos tentando caminhar sobre vidro liso (não chegaram muito longe na superfície lisa), e sobre géis com dois níveis diferentes de rigidez, para perceber como isso altera na sua caminhada em diferentes condições.

tardigrade on glass
Tardígrado em superfície de vidro. (Nirody et al., PNAS, 2021)

“Verificamos que os tardígrados adaptam a sua locomoção a um padrão de coordenação ‘galopante’ quando andam em substratos mais macios”, escreve a equipe no novo artigo.

“Esta estratégia também foi observada em artrópodes para se deslocarem eficientemente em substratos fluidos ou granulares”.

Porque é que os tardígrados andam tão parecidos com os insetos ainda é uma questão em aberto. Os pesquisadores não têm a certeza se há um antepassado comum com insetos, ou se o traço do caminhar evoluiu separadamente em ambos os organismos.