Cientistas descobrem 1º isótopo “rico em nêutrons” de urânio desde 1979

SoCientífica
Imagem: Getty Images

Cientistas descobriram e sintetizaram um novo isótopo do elemento altamente radioativo urânio, o urânio-241. Este novo isótopo, que contém 149 nêutrons, é o primeiro novo isótopo de urânio rico em nêutrons descoberto desde 1979. Diferentes isótopos de um mesmo elemento podem conter diferentes números de nêutrons em seus núcleos, e para ser considerado rico em nêutrons, um isótopo deve conter mais nêutrons do que é comum a esse elemento.

O urânio é um dos quatro elementos mais radioativos da tabela periódica, juntamente com o rádio, polônio e tório. Todos os actinídeos, uma classe de elementos que inclui o urânio, são radioativos.

A equipe de cientistas mediu as massas de 19 isótopos de actinídeos diferentes, incluindo a descoberta e identificação do novo isótopo de urânio. “Esta é a primeira nova descoberta de um isótopo de urânio no lado rico em nêutrons em mais de 40 anos”, disse Toshitaka Niwase, pesquisador do Centro de Ciência Nuclear Wako (WNSC) da Organização de Pesquisa de Aceleradores de Alta Energia (KEK), no Japão.

Os isótopos podem ser estáveis ou instáveis, e a taxa de decaimento é medida pela meia-vida de um isótopo, que é o tempo que leva para metade do material decair em outros elementos. A equipe ainda não mediu a meia-vida do urânio-241, mas estimativas teóricas o colocam em cerca de 40 minutos, o que é relativamente curto.

O urânio-241 foi criado pela equipe de cientistas disparando uma amostra de urânio-238 em núcleos de platina-198 no acelerador RIKEN do Japão. Os dois isótopos então trocaram nêutrons e prótons – um fenômeno chamado “transferência multinucleon”. A equipe também gerou 18 novos isótopos, todos contendo entre 143 e 150 nêutrons.

Embora o urânio-241 provavelmente não tenha muitas implementações práticas ou científicas úteis, já que o isótopo é criado em números extremamente pequenos, esta descoberta é um avanço significativo na compreensão dos isótopos de urânio e sua estabilidade.

Importância da descoberta

A descoberta do novo isótopo de urânio-241 é um marco importante para a ciência, pois é o primeiro isótopo “rico em nêutrons” de urânio descoberto desde 1979. A descoberta é significativa por várias razões, incluindo aplicações na indústria nuclear e avanços na pesquisa científica.

Aplicações na indústria nuclear

O urânio é um elemento altamente radioativo e é usado como combustível em reatores nucleares. A descoberta do novo isótopo de urânio-241 pode ter implicações para a indústria nuclear, pois pode ser usado para melhorar a eficiência dos reatores nucleares.

Avanços na pesquisa científica

A descoberta do novo isótopo de urânio-241 também tem implicações significativas para a pesquisa científica. Os isótopos são usados em muitas áreas da ciência, incluindo a medicina, a física e a química. A descoberta de um novo isótopo pode levar a novas descobertas e avanços nessas áreas.

Além disso, a descoberta do novo isótopo de urânio-241 é um exemplo da importância da pesquisa científica básica. A pesquisa básica é a pesquisa que é realizada sem um objetivo específico em mente, e é muitas vezes a base para descobertas importantes e avanços tecnológicos.

Embora o urânio-241 provavelmente não tenha muitas aplicações práticas ou científicas úteis, a descoberta do novo isótopo é um exemplo da importância da pesquisa científica básica e pode ter implicações significativas para a indústria nuclear e a pesquisa científica no futuro.

A descoberta foi relatada num artigo no periódico Physical Review Letters.