Connect with us

Hi, what are you looking for?

Planeta & Ambiente

Cientistas alertam que Floresta Amazônica pode entrar em colapso

Como a Floresta Amazônica continua a queimar em decorrência das práticas de corte e queima do desmatamento, nos aproximamos progressivamente do ponto de não retorno.

Nos últimos 50 anos, cerca de 20% da floresta tropical foi queimada ou cortada. À medida que os incêndios atuais se prolongam e as políticas que os levaram a eles continuam a existir, outros 20% – ou seja, 482 mil quilômetros quadrados – também poderão desaparecer em breve.

Nesse ponto, os cientistas alertam para um “colapso em cascata do sistema”, no qual a Amazônia começa a desmoronar completamente, e libera uma quantidade devastadora de carbono armazenado no processo.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

A floresta amazônica costumava ser um grande sumidouro de carbono, ou seja, um lugar que impedia que vastas reservas de carbono sequestrado entrassem e aquecessem a atmosfera.

Mas a floresta tropical já foi devastada pelo desmatamento a ponto de a floresta remanescente não compensar mais a quantidade de carbono que já foi liberada.

Se mais for cortado ou queimado, as emissões de gases de efeito estufa resultantes seriam equivalentes a uma “bomba catastrófica”, que não só levaria ao desmoronamento do resto da floresta, mas também potencialmente à destruição ambiental em todo o planeta.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

“Seu projeto para a Amazônia é o agronegócio”, disse ao The Intercept Francisco Umanari, chefe indígena apurinã, sobre as perigosas políticas ambientais do presidente Bolsonaro.

“Se ele não for detido, vai atropelar nossos direitos e permitir uma invasão gigantesca da floresta. A apropriação de terras não é nova, mas se tornou uma questão de vida ou morte”.

Publicado originalmente em Futurism. Você pode acessar o link original aqui.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.