Cidade perdida do Império Mongol era gigantesca

SoCientífica
Imagem: Esri, DigitalGlobe, GeoEye, Earthstar Geographics, CNES/Airbus DS, USDA, USGS, AeroGRID, IGN and the GIS User Community; graphic by S. Reichert

A capital do Império Mongol foi mapeada em detalhes sem precedentes. Acontece que a cidade de Karakorum era muito maior do que se pensava e era bem diferente das cidades europeias medievais em seu traçado.

No final do século 1100 e início do século 1200, o líder mongol Temüjin estabeleceu um vasto império que abrange grande parte da Ásia e da Europa. Temüjin ficou conhecido como Chinggis Khan, e também é lembrado como Genghis Khan em muitas nações hoje em dia. Após sua morte em 1227, seu filho Ögödei tornou-se o novo Khan. Ele estabeleceu Karakorum como a capital do império em um local que seu pai havia usado como acampamento.

Entretanto, o império mongol durou apenas algumas décadas antes de se fragmentar em estados menores e eventualmente se dissolver. Como resultado, no início dos anos 1400, o Karakorum foi largamente abandonado. Nunca foi esquecido, mas por séculos sua localização foi perdida, até ser redescoberto em 1889 pelo explorador russo Nikolai Yadrintsev. A cidade foi mapeada alguns anos depois e outras expedições acrescentaram dados desde então, mas a escala geral da cidade permaneceu pouco clara.

Jan Bemmann da Universidade de Bonn na Alemanha e seus colegas mapearam a cidade usando um dispositivo de interferência quântica supercondutor (SQUID), que detecta distúrbios no campo magnético causados por estruturas subterrâneas. Eles também exploraram a área a pé.

imperio mongol
Extensão máxima do Império Mongol. Imagem: Wikipedia

A equipe conclui que o tamanho do Karakorum foi subestimado. Há uma cidade central murada com uma área de 133 hectares que já conhecíamos, mas também havia muitos edifícios e estruturas fora das muralhas. Isto é diferente das cidades europeias medievais, que estavam confinadas dentro das muralhas. Os pesquisadores estimam que esta região externa se estende por 1180 hectares, mas eles dizem que este número é “altamente especulativo”.

Enquanto os edifícios se espalhavam muito fora das muralhas da cidade, grande parte da área dentro das muralhas não foi construída: cerca de 40% dela foi classificada como “espaço vazio”.

Karakorum era o que é conhecido como uma “cidade implantada” porque foi criada por um único imperador em um lugar com pouca urbanização, diz Bemmann. “Numa paisagem sem cidades, um novo governante constrói uma cidade a partir do nada”.

Ögödei decidiu onde ela deveria estar e teve o poder de fazê-la acontecer. Ele construiu “uma cidade completamente nova com tudo o que você precisa, com os pilares, a administração, a muralha da cidade com portões, com torres, com os templos e ruas e assim por diante”, diz Bemmann. “E não é apenas construir a cidade, mas também trazer todas as pessoas que vivem na cidade”.

Muitos dos habitantes não eram pessoas locais, diz Bemmann. Fontes escritas sugerem que o Karokorum foi povoado por artesãos e outros especialistas introduzidos do exterior para facilitar a construção da cidade e sua utilização como capital. Alguns foram atraídos pelo dinheiro, enquanto outros foram trazidos pela força.

Compartilhar