Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Cerca de um terço dos neandertais tinha alguma deficiência

Dos 50 esqueletos de neandertais desenterrados em todo o mundo, cerca de um terço tinha algum tipo de deficiência.

Muitas das exibições em museus que mostram neandertais fortes e saudáveis são enganosas, pois de acordo com evidências arqueológicas, eles mais pareciam ter saído de uma guerra.

Segundo Penny Spikins, arqueóloga da Universidade de York, dos 50 esqueletos de neandertais desenterrados em todo o mundo, cerca de um terço tinha algum tipo de deficiência.

LEIA TAMBÉM: Os neandertais podem não ter sido os desmiolados que os cientistas supunham

Publicidade. A leitura continua abaixo.

“Por um lado, os neandertais eram saudáveis ​​porque andavam muito por aí.” Disse Spikins.

“Mas há uma taxa de lesões muito alta, além da desnutrição, então quase todos os esqueletos tem sinais de ferimentos graves ou doenças apenas por causa do estilo de vida que eles levavam.”

Exemplos de neandertais deficientes incluem o ‘Shanadar Man’, um homem de 40 a 50 anos encontrado em uma caverna no Iraque.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

LEIA TAMBÉM: Fêmeas humanas modernas e neandertais masculinos tinham dificuldade em fazer bebês. Aqui está o motivo

Ele tinha um braço e uma perna murchos, estava cego de um olho e provavelmente surdo.

Dos 50 esqueletos de neandertais desenterrados em todo o mundo, cerca de um terço tinha algum tipo de deficiência, afirma especialista.

Eles viviam em sociedades móveis, e a sobrevivência era difícil, há evidências de muitos períodos de fome.

LEIA TAMBÉM: Homem de Cheddar demonstra que raças humanas são uma ilusão

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Há um outro exemplo também, de Lachapelle aux Saints, na França, um homem neandertal que tinha artrite severa que devia ter sido cuidada por pelo menos seis meses, o que sugere que os neandertais estavam muito motivados a cuidar uns dos outros.

Se levarmos esse último caso em consideração, podemos observar que os cuidados e a assistência à saúde são mais antigos do que pensávamos, datam aproximadamente 1,5 milhão de anos atrás, pelo menos 17 dos 50 esqueletos neandertais analisados revelam evidências de que eles cuidavam de indivíduos doentes ou feridos.

FONTE / Daily Mail

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Faça um comentário

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...