Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Célula descoberta nas papilas gustativas detecta quase todos os sabores

(Imagem: Unsplash)

As papilas gustativas são extremamente importantes para dar sabor aos alimentos. Agora, pesquisadores descobriram um conjunto de células supersensíveis nas papilas gustativas de camundongos que detectam quatro dos cinco sabores que as papilas reconhecem.

Essas células identificam os sabores amargo, doce, azedo e umami.

A descoberta é uma surpresa, porque acreditava-se que as células gustativas eram muito específicas, detectando apenas um ou dois sabores. Algumas células gustativas conhecidas respondem a apenas um composto, por exemplo, identificando sucralose doce ou cafeína amarga.

O novo estudo publicado na revista científica PLOS Genetics sugere que um processo muito mais complexo ocorre nelas.

Mudanças identificadas nas papilas gustativas

O neurofisiologista Debarghya Dutta Banik e seus colegas retiraram habilidades sensoriais de células gustativas específicas das papilas gustativas de ratos.

Os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir que, mesmo assim, outras células ainda respondiam a sabores. Esse grupo de células sentiu várias substâncias químicas em diferentes classes de sabor.

A partir desse ponto, os cientistas observaram que as células gustativas não respondem aos sabores isoladamente. O cérebro e a língua trabalham juntos como formadores de gosto.

Assim, o cérebro dos ratos foi monitorado quando uma proteína-chave necessária para a transmissão de informação em células de sabor amplo não estava presente.

Ratos e as células gustativas.

A mistura de células nas papilas gustativas de ratos traz informações de sabor que podem ajudar os humanos. (Imagem: Pixabay)

Sem a proteína, o cérebro não recebeu mensagens de sabor amargo, doce ou umami.

Mesmo que essas células amplamente sensíveis estivessem incomunicáveis, o cérebro também não tinha sinais de outras células gustativas mais específicas, por exemplo, as que detectam o amargor.

Conclui-se que a comunicação entre as células pode fazer o trabalho de informar sabores.