Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Carta do Zodíaco, maníaco misterioso do século 20, foi decodificada

Após 51 anos sem ser decifrada, uma carta de 340 caracteres escrita pelo assassino em série Zodíaco foi finalmente desvendada.
O assassino em série apelidado de Zodíaco assombrou e atraiu a imaginação das pessoas no século 20. Até hoje não se sabe sua identidade. (FX)

Após 51 anos sem ser decifrada, uma carta de 340 caracteres escrita pelo assassino em série Zodíaco e enviada ao San Francisco Chronicle foi finalmente desvendada por três pessoas — da Bélgica, Estados Unidos e Austrália –, que levaram mais de 16 anos para quebrar o código engenhosamente elaborado pelo maníaco.

“A cifra estava sem solução há tanto tempo, tinha um alvo enorme nas costas, e eu senti que era um desafio que tinha uma chance de ser resolvido”, disse Dave Oranchak, uma das três pessoas que decifraram a mensagem, à Ars Technica. “Foi um projeto excitante para ser trabalhado, e estava nas listas das ‘principais cifras não resolvidas de todos os tempos’ de muitas pessoas”.

A misteriosa carta foi recebida na redação do jornal cerca de duas semanas após o lançamento do programa de televisão de Jim Dunbar, que recebeu a ligação telefônica de uma pessoa anônima alegando ser o assassino em série Zodíaco. Durante a transmissão, o suposto assassino identificou-se como Sam, disse que estava doente e não queria ir para a câmara de gás. Mais tarde foi revelado que o homem era um paciente mental de uma clínica e não tinha nada a ver com os assassinatos. E este fato desempenhou um papel fundamental na decifração da carta.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Criptograma do assassino em série Zodíaco. (Polícia de São Francisco)

Oranczak e seus colegas descobriram que a Z-340, nome midiática dado à carta, era uma cifra de sobreposição e ela tinha várias letras que não faziam parte da frase “esse não era eu no programa de TV”. Além disso, mais adiante no texto, a palavra “paraíso” foi escrita com o erro típico do Zodíaco – PARADICE.

A autenticidade da decifração da Carta do Zodíaco

Antes de vir a público com a notícia, os três indivíduos responsáveis pela decifração enviaram seus resultados ao FBI, que, depois de análise dos dados obtidos pelo grupo, confirmou a autenticidade do trabalho.

Em nota no Twitter, o FBI afirmou:

O FBI está ciente de que uma cifra atribuída ao Assassino Zodíaco foi recentemente resolvida por cidadãos particulares. O caso do Zodíaco continua sendo uma investigação em andamento para a divisão do FBI de São Francisco e nossos parceiros locais de aplicação da lei. O Assassino Zodíaco aterrorizou várias comunidades no norte da Califórnia e, embora décadas tenham se passado, continuamos a buscar justiça para as vítimas desses crimes brutais. Devido à natureza contínua da investigação, e por respeito às vítimas e suas famílias, não faremos mais comentários neste momento.

A seguir, a tradução integral da carta:

Publicidade. A leitura continua abaixo.

ESPERO QUE VOCÊ ESTEJA SE DIVERTINDO MUITO TENTANDO ME PEGAR QUE NÃO ERA EU NO PROGRAMA DE TV QUE TRAZ À TONA UM PONTO SOBRE MIM NÃO TENHO MEDO DA CÂMARA DE GÁS PORQUE ELA ME MANDARÁ PARA O PARAÍSO AINDA MAIS CEDO PORQUE AGORA TENHO ESCRAVOS SUFICIENTES PARA TRABALHAR PARA MIM ONDE TODOS OS OUTROS NÃO TÊM NADA QUANDO CHEGAM AO PARAÍSO ENTÃO ELES TÊM MEDO DA MORTE NÃO TENHO MEDO PORQUE SEI QUE MINHA NOVA VIDA SERÁ FÁCIL NO PARAÍSO DA MORTE

Elisson Amboni
Publicado por

Fundador dos sites SoCientífica e Revista Quarka. Fotógrafo da Natureza, redator e tradutor. Inclinado à História (Natural e Humana) e Filosofia.

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.