Planeta Terra
Camada baixa da atmosfera da Terra está aumentando devido às mudanças climáticas

As temperaturas globais estão subindo e, ao que parece, o céu também está incluso. Os dados da atmosfera coletados por balões meteorológicos no Hemisfério Norte nos últimos 40 anos revelam que as mudanças climáticas estão “empurrando” o limite superior da troposfera, a camada da atmosfera mais próxima do solo, para cima a uma taxa constante de 50 a 60 metros por década, os pesquisadores relatam em um novo artigo publicado na revista Science Advances.
A temperatura é a força motriz por trás desta mudança, diz Jane Liu, Cientista Ambiental da Universidade de Toronto e co-autora do estudo. A troposfera varia em altura ao redor do mundo, atingindo até 20 quilômetros de altura nos trópicos e até sete quilômetros perto dos polos.
Durante o ano, o limite superior da troposfera, chamado de tropopausa, sobe e desce naturalmente com as estações do ano à medida que o ar se expande no calor e se contrai no frio. Mas, à medida que os gases de efeito estufa retêm mais calor na atmosfera, a troposfera está expandindo cada vez mais na atmosfera.
Liu e os outros cientistas descobriram que a tropopausa aumentou cerca de 200 metros de altura de 1980 a 2020. Quase todo evento climático ocorre na troposfera, mas é improvável que esta mudança tenha um grande efeito sobre o clima, dizem os pesquisadores.
Ainda assim, esta pesquisa é um importante lembrete do impacto das mudanças climáticas em nosso mundo, diz Liu. “Vemos sinais de aquecimento global ao nosso redor, no recuo das geleiras e na elevação do nível do mar”, diz ela. “Agora, também vemos na altura da troposfera”.


Aproveite nossas ofertas imperdíveis
Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.
VER OFERTAS