Cacatuas criaram três ferramentas diferentes para abrir frutas

Mateus Marchetto
Imagem: Vinson Tan ( 楊 祖 武 ) / Pixabay

Recentemente, pesquisadores descobriram que cacatuas selvagens aprenderam a abrir latas de lixo na Austrália para conseguir alimento. Agora, um novo estudo mostra que estas aves aprenderam a criar três tipos de ferramentas diferentes para abrir frutas.

As cacatuas-de-goffin são uma espécie de aves nativas do arquipélago de Tanimbar, próximo à Nova Guiné. Na natureza, estes animais se alimentam principalmente de frutos nativos, incluindo algumas espécies tóxicas para humanos, como as sea mangos. Assim, a maioria dos frutos e sementes da dieta destes bichos são bastante duros.

Contudo, ao estudar o comportamento de 15 aves da espécie em um aviário, uma equipe de pesquisadores notou um comportamento diferente. Dois machos do grupo, por conseguinte, estavam usando pequenos pedaços de madeira para abrir os frutos.

Posteriormente, a equipe registrou também, no solo da floresta, restos de frutas com pedaços de madeira semelhantes inseridos no alimento. Ademais, a equipe conseguiu identificar três tipos diferentes de ferramentas que as cacatuas criaram. Cada uma das ferramentas tinha uma função principal, de acordo com a pesquisa publicada no Current Biology.

De acordo com os autores, este é o primeiro caso de um animal não-primata utilizando um conjunto de ferramentas para um propósito único. Vale ressaltar que outros animais não-primatas podem, sim, utilizar ferramentas. Contudo, as cacatuas estão criando ferramentas com diversas funções, apenas para abrir frutos.

Aprendizado sobre ferramentas para as cacatuas

Curiosamente, os dois animais que criaram e usaram as ferramentas nos aviários eram machos mais velhos. No caso da Austrália, citado na introdução, ademais, os machos de mais idade também eram os que mais dominavam a abertura de latas de lixo.

fx1 lrg 1
Imagem: O’Hara et al./Current Biology 2021

Acontece que, neste estudo, a equipe acredita que a habilidade de criar as ferramentas não seja algo inato das aves, mas sim um possível aprendizado. Isso porque nenhum dos outros animais mais jovens no aviário tentou utilizar as ferramentas da mesma forma.

Com tempo suficiente, contudo, um animal jovem pode ver outro mais velho criando ferramentas e as usando e, a partir daí, aprender como fazer.

Além do mais, cada uma das três ferramentas tinha uma função específica na abertura do fruto. Estas ferramentas, vale ressaltar, não são martelos ou chaves-de-fenda como estamos acostumados. Ainda assim, os pedaços de madeira utilizados pelas cacatuas caracterizam as ferramentas.

Os pedaços mais finos e afiados tinham a função de cortar as camadas mais externas e frequentemente moles dos frutos. Os galhos de tamanho médio funcionavam como colheres, com o objetivo de raspar e retirar o material nutritivo de dentro da fruta. Já os mais duros e grossos eram semelhantes a pequenas cunhas, com o objetivo de partir o fruto.