Cacatuas aprenderam abrir lixeiras na Austrália – e estão ensinando umas às outras

Mateus Marchetto
Imagem: Magnascan / Pixabay

Frequentemente animais se beneficiam do lixo das cidades para procurar por alimento. Na Austrália, contudo, as cacatuas estão causando um problema para diversos bairros. Não só as aves aprenderam a abrir as lixeiras, mas também estão aparentemente ensinando umas às outras como fazer isso.

Essa característica das cacatuas chegou à atenção de pesquisadores ainda em 2018, quando o pesquisador Richard Major, do Australian Museum Research Institute, mostrou um vídeo de uma cacatua abrindo uma lixeira a Lucy Aplin, pesquisadora do Max Planck Institute of Animal Behavior.

Major já estudava os efeitos da urbanização sobre as aves e, a partir daí, um cientistas iniciaram uma pesquisa sobre as cacatuas. A partir de um formulário, os pesquisadores obtiveram 338 relatos de moradores australianos de 44 regiões diferentes relatando comportamentos semelhantes. Ou seja, ao longo de uma área geográfica enorme os pássaros estavam abrindo as lixeiras.

Como se não bastasse, os métodos para abrir as lixeiras variavam dependendo do lugar. Em algumas regiões, as cacatuas seguravam a tampa da lixeira com a perna, antes de jogá-la para trás. Em outros, os bichos empurravam a tampa com a cabeça, simplesmente.

Muitos moradores, inclusive, colocaram tijolos ou objetos pesados sobre as tampas das lixeiras. Todavia, o obstáculo não foi eficiente contra as cacatuas, que logo aprenderam a empurrar os tijolos para o chão e prosseguir com seu almoço.

Mais uma evidência para o aprendizado das cacatuas

Nós, humanos, naturalmente aprendemos. Esse aprendizado, por conseguinte, é essencial para nossa convivência e para a quantidade incrível de informações que conseguimos reter em nossos cérebros. No entanto, isso não acontece, até onde se sabe, em muitos outros animais. Apenas algumas espécies de macacos e aves podem transmitir conhecimento para seus filhotes e integrantes do grupo.

Assim, as cacatuas acabam de entrar para essa seleta panelinha da natureza.

Em muitos dos relatos, aliás, muitas outras cacatuas ficavam ao redor enquanto uma abria uma lixeira. Geralmente que abria as tampas, aliás, eram machos mais velhos. Os pesquisadores acreditam, por conseguinte, que esses animais são mais agressivos e maiores e acabavam monopolizando as lixeiras.

sulphur crested cockatoo 4366321 1920
Imagem: pen_ashPixabay

O aprendizado provavelmente foi impulsionado, ademais, porque todas as lixeiras na Austrália são padronizadas. Assim, uma cacatua que aprendeu a abrir o lixo no sul do país pode viajar ais para o norte e ensinar outras cacatuas.

Vale ressaltar, também, que as cacatuas são animais nativos da Austrália e bastante abundantes principalmente na Costa Leste. Ou seja, muitas lixeiras ainda devem ser violadas antes de se encontrar a solução para o problema. Vantagem para os pesquisadores que estão estudando o comportamento destes animais.

A pesquisa está disponível no periódico Science.