Cabelo de Beethoven revela que sua disposição genética para a música era baixa

Elisson Amboni

Um novo estudo publicado na Current Biology esclareceu a predisposição genética para a sincronização de batimentos em um dos músicos mais famosos da história, Ludwig van Beethoven. A pesquisa, de coautoria do Vanderbilt University Medical Center (VUMC) e dos Institutos Max Planck de Estética Empírica em Frankfurt am Main, Alemanha, e de Psicolinguística em Nijmegen, Holanda, analisou o DNA de Beethoven extraído de fios de seu cabelo.

Usando métodos moleculares modernos, a equipe internacional de pesquisadores calculou uma pontuação poligênica como um indicador da predisposição genética de Beethoven para a sincronização de batidas, um componente essencial da musicalidade.

“Curiosamente, Beethoven, um dos músicos mais célebres da história, teve uma pontuação poligênica não notável para musicalidade geral em comparação com amostras da população do Instituto Karolinska na Suécia e do Repositório BioVU da Vanderbilt”, disse Tara Henechowicz, B.Mus.Hons, M.A., atualmente candidata a PhD na Universidade de Toronto, estudante de pós-graduação visitante recente do Programa de Genética Humana da Vanderbilt e segunda autora do artigo.

Os autores enfatizaram que seria incorreto concluir, com base na baixa pontuação poligênica de Beethoven, que suas habilidades musicais não eram excepcionais. Em vez disso, o objetivo do estudo foi destacar os desafios de fazer previsões genéticas para um indivíduo que viveu há mais de 200 anos.

“O descompasso entre a previsão baseada no DNA e o gênio musical de Beethoven proporciona um valioso momento de ensino, pois demonstra que os testes de DNA não podem nos dar uma resposta definitiva sobre se uma determinada criança acabará sendo musicalmente talentosa”, explicou Henechowicz.

Embora o estudo não descarte a contribuição do DNA para as habilidades musicais, com estudos anteriores sugerindo uma hereditariedade média de 42% para a musicalidade, ele também ressalta o papel crucial do ambiente na formação da habilidade e do envolvimento musical.

“Na era atual de “big data”, como o repositório BioVU da Vanderbilt, tivemos a oportunidade de analisar detalhadamente grandes grupos de pessoas para descobrir as bases genéticas de características como a capacidade rítmica ou a musicalidade ativa. O estudo atual e outros trabalhos recentes também sugerem que o ambiente desempenha um papel fundamental na capacidade musical e no envolvimento”, disse a coautora Reyna Gordon, PhD, professora associada de Otorrinolaringologia da VUMC e coorientadora de pós-graduação de Henechowicz.

“Os escores poligênicos devem funcionar bem em comparações de grandes grupos de pessoas para nos dizer como o risco genético de uma característica se relaciona com a genética envolvida em outras características”, disse Henechowicz.