Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Brasileiros constroem foguete e irão representar o país na maior competição do mundo

Com viagem programada para junho, a equipe, que representará o Brasil, precisa do apoio dos brasileiros apaixonados por ciência.

Uma equipe de estudantes universitários da UFABC planeja ir até o Novo México, nos Estados Unidos, para participar da maior competição universitária de foguetes do mundo, a Spaceport America Cup, onde mais de 1.500 alunos e professores se reúnem a cada ano e demonstram o que conseguiram alcançar de mais inovador na tecnologia de foguetes, cuja importância está moldando a economia do futuro.

O Brasil ainda engatinha nas grandes tecnologias de foguetes. Suas poucas tentativas de lançar foguetes de grande porte fracassaram quase todas as vezes. Mas a tecnologia de base, criada nas universidades do país, oferece esperança no progresso dessa tecnologia nestas terras, e competições são fundamentais para podermos fazer uma análise objetiva do quanto estamos progredindo.

A UFABC Rocket Design, equipe que participará da competição, será a representante do Brasil em meio a vários competidores de outras nacionalidades, e possui grandes chances de se colocar entre os primeiros colocados. Contudo, precisam de ajuda no quesito financeiro. A equipe enviará 14 membros para os Estados Unidos e necessita arcar não somente com as passagens do grupo, mas também com os materiais do foguete que participará do campeonato. Visando esses gastos, criaram uma Vakinha, onde você pode fazer uma doação de qualquer valor.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

No vídeo abaixo, você pode conhecer um pouco melhor a jovem equipe da UFABC.

Composta por membros de várias áreas acadêmicas, a equipe já conquistou lugares de destaque em competições de foguetes, tais como 1º na Cobruf Beta, 1º no Festival Brasileiro de Minifoguetes e 5º na Spaceport America Cup em 2017.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

A viajem está programada para o mês de junho, e levarão consigo o maior foguete que já construíram em sua jovem história, que, segundo a equipe, foi “projetado para alcançar um apogeu de mais de 3km”.

Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Faça um comentário

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Espaço

Trouxemos uma pequena seleção das mais belas fotos da superlua que iluminou os céus esta semana. Confira agora mesmo.