Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Boeing 747-436 bate recorde de velocidade devido a tempestade

(Imagem: Raymond Persaud - RayOne Media/Getty Images)

O avião comercial Boeing 747-436, da British Airways, na noite de 8 a 9 de fevereiro de 2020, estabeleceu um recorde de tempo necessário para voar pelo Atlântico. 

Segundo o registro de serviço do Flightradar24, o avião decolou do Aeroporto Internacional John F. Kennedy e voou para o aeroporto de Heathrow, em Londres, em apenas 4 horas e 56 minutos. Durante o vôo, a velocidade da aeronave atingiu 1328 quilômetros por hora.

Cerca de 40 minutos depois de decolar de Nova York, o Boeing 747-436 atingiu a corrente aérea da tempestade Ciara, que se formou sobre o Atlântico e estava se movendo em direção à Europa. Foi graças a isso que o avião conseguiu superar 5.554 quilômetros em pouco menos de 5 horas. Para comparação, o tempo médio de voo de Nova York para Londres em clima calmo é de 6 horas e 13 minutos.

Continua depois da publicidade

Apesar de a velocidade no solo da aeronave ser de 1328 quilômetros por hora, quase 100 quilômetros por hora a mais que a velocidade do som no solo, na realidade, não superou a barreira do som. A velocidade no solo de uma aeronave é a velocidade relativa à superfície da Terra, e é determinado por muitos fatores, incluindo a velocidade das correntes de ar nas quais o avião se move.

A velocidade do ar da aeronave é a velocidade do seu movimento em relação ao fluxo de ar em que está localizada. A velocidade de cruzeiro do Boeing 747-436 é de 933 quilômetros por hora. Provavelmente, a uma velocidade próxima, o avião comercial Boeing 747-436 voou em relação ao fluxo de ar da tempestade Ciara. 

O Boeing 747-436 da British Airways não foi o único avião a voar de Nova York para Londres bem antes do prazo. Duas aeronaves Airbus A350-1041 da Virgin Atlantic Airlines fizeram voos transatlânticos respectivos de 4 horas 57 minutos e 4 horas 59 minutos naquele mesmo dia. Ao contrário, aviões que voavam de Londres para Nova York chegaram ao destino, em média, duas horas depois.

Continua depois da publicidade

O recorde absoluto de um voo transatlântico, contudo, foi estabelecido em fevereiro de 1996 pelo avião supersônico Concorde, da British Airways. Este avião voou de Nova York para Londres em apenas 2 horas e 52 minutos.

Da Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.


Populares hoje